10 COISAS QUE APRENDI SENDO BLOGUEIRA



1. Que tudo tem seu tempo pra acontecer:

É clichê mas não deixa de ser a pura verdade. Há cinco anos atrás quando eu tinha outro blog vivia querendo que todos o conhecesse, falava pra todo mundo que conhecia, pedia pra ler os posts, seguir e tal, mas não era tão valorizado e isso me frustrava demais, mas não foi motivo pra desativar e sim a falta de tempo. Mas depois que voltei resolvi fazer diferente, só contei para as pessoas que realmente acreditam em mim e gostam do que faço, para os conhecidos não contei nada e acabaram descobrindo aos poucos, quando algum amigo marcava ou eu postava no meu perfil pessoal, mas sem pedir que seguisse ou lesse e dessa forma tô obtendo bem mais reconhecimento do que esperava.

2. Dar valor às coisas simples:

Antes do blog eu me sentia um pouco mal em determinadas situações em que queria muito alguma coisa e não podia ter pela falta de condições, mas aprendi que nem tudo eu preciso necessariamente comprar e foi através do blog que pude ver customizações incríveis com coisas que já possuo.

3. Deixar a inspiração fluir:

Era uma pessoa extremamente ansiosa -ainda sou- mas beeem menos do que antes, era tão ansiosa que me "obrigava" a ficar sentada diante de um computador ou caderno e escrever uma história sendo que não tinha inspiração nenhuma, eu me cobrava demais e isso me deixava muito angustiada. Depois que criei o blog achei que a situação iria piorar, pois tinha que produzir conteúdo e poderia de forçar a criar muitos, mas foi ao contrário e me surpreendi. Tem dias que não estamos com vontade de fazer nada e isso é super normal, ficar se cobrando em excesso não faz bem e por incrível que pareça tô tendo muitos momentos de inspiração sem precisar determinar isso, graças ao blog que me deixa mais leve e feliz, isso contribui bastante.

4. O verdadeiro significado da palavras "reciprocidade":

Quando comecei o blog fui visitar o de vocês para conseguir amizades e vocês foram muuuito receptivos, carinhosos e logo ficamos amigos.

5. Ser mais responsável:

Desde que completei 18 anos e saí da casa dos meus pais minhas responsabilidades dobraram, mas não significa que eu realmente era. Conciliar trabalho, faculdade e tarefas domésticas não é fácil e deixa um confusão danada, mas quando incluí o blog na minha lista de atividades senti realmente o peso que essa palavra tem, por ser algo que eu gosto muito de fazer e me deixa realizada aprendi a estabelecer metas e cumprir não somente os deveres do blog mas também das demais coisas do dia.

6. A confiar mais em mim mesma:

Eu sempre acreditei no meu potencial, mas confesso que me sentia um pouco insegura e tinha medo de que as pessoas não gostassem dos meus conteúdos. Depois que criei o blog percebi que nunca ninguém vai conseguir agradar a todos (nem Jesus Cristo agradou), mas o que importa é a opinião da maioria e no que as críticas dos outros vão mudar em mim. Entendi que tudo aquilo que acredito e gosto deve-se a um motivo específico que nada e nem ninguém vai me fazer desacreditar, então é isso que vale.

7. Quebrar paradigmas:

Acredito que todos em algum momento já pensaram dentro de uma caixinha e eu não sou diferente. Tem muitos assuntos que eu preferia "não comentar" para não gerar polêmica por pensar diferente dos demais, seja em posts ou comentários. Mas vi muitos desses assuntos sendo expostos nos posts de vocês e pensei "porque não?" e passei a não apenas ler mas comentar também e percebi que estava começando a entender coisas que antes me recusava. Passei a pensar fora da caixa.

8. Utilizar melhor o tempo:

A melhor coisa que alguém pode aprender é saber usar o tempo a seu favor. Todos sabem que ele passa voando e mal nos damos conta, mas quando cronometramos tudo ou grande parte do que fazemos é muito importante para aproveitá-lo mais. Parece estranho mas super funciona. Quando tenho 2 horas livres por exemplo, separo em 30 minutos para fazer algo, seja ler, escrever, arrumar as coisas... consigo fazer tudo nos minutos estabelecidos e dá a sensação de que demorou muito mas foi bem rápido :)

9. Sinceridade é tudo:

Para se ter a confiança de um público é preciso sinceridade, e esse termo só veio fazer sentido depois do blog, pois estou lidando diretamente e diariamente com várias pessoas que pensam diferente de mim e a minha opinião sincera sobre determinado assunto é fundamenta para que ela decida entre seguir ou não a minha dica, e quando for ler um livro que indiquei por exemplo, se deparar com aquilo que falei e não se decepcionar.

10. Explorar mais:

Tem coisas que são tão importantes mas deixamos passar despercebidas, e através do blog passei a explorar a fundo cada coisa que aparece em minha frente, buscar mais a origem dela e no que pode ser útil tanto pra mim quanto pra vocês.


É isso pessoal, essas foram algumas das milhares coisas que aprendo todos os dias nesse mundo mágico da blogsfera. Alguém aprendeu algo semelhante? Me contem nos comentários.

38 comentários

  1. Lindo <3 Adorei! Também aprendi muitas coisas com o blog... As vezes ele acaba não sendo exatamente como eu esperava, mas paciência, uma hora as coisas vão dar certo =D

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante destas dicas todas:))

    Do nosso amigo, Gil António:- Geladas lágrimas de silêncio.

    Bjos
    Votos de um óptima Segunda - Feira

    ResponderExcluir
  3. Oi Monyque! Realmente, a blogosfera ensina muito! Mas que bom que você tirou boas lições dela. Não podemos nos deixar influenciar conforme o sucesso ou insucesso de outras pessoas desse rede maravilhosa. Vamos fazer o que amamos com nosso coração, e tudo ficará bem.

    :*
    In.Material
    @in_material

    ResponderExcluir
  4. Oi Monyque!

    Mt útil esse seu post!
    Bom ver esse seu olhar com relação ao blog e ao que ele pode proporcionar!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Em meu blogue você pode comentar o que quiser mesmo que eu não concorde com a sua opinião, faça ouvir sua voz!! O mundo precisa disso.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  6. Sentir segurança no que faz e ter dedicação é tudo! O resto vem com trabalho.
    Gostei demais das suas dicas!

    Beijos

    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ameeei! Essas coisas são bem reais mesmo para quem tem blog!
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  8. Gostei da sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ❤️..

    Meu Blog: www.tudosobreobadoo.com

    ResponderExcluir
  9. Eu estou sempre aprendendo com o mundo dos blogs. É um aprendizado muito rico e gratificante. Eu também aprendi a controlar melhor o tempo porque ele é muito importante.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Aprendi muita coisa legal e conheci pessoas maravilhosas. Tenho amizades com amigas de blog que já tem uns 10 anos :)

    ResponderExcluir
  11. curti muito esse post, como já estou aqui ha uns 10 anos tbm passei por mts aprendizados, só quem bloga sabe os prazeres e dificuldades

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  12. Monyque, gostei de te ler e realmente sempre aprendemos com os blogs e interações. Também estou há mais de 10 anos e sigo aprendendo com quase 70 anos , embora quase na hora de parar já! beijos, tudo de bom, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha Rejane, fico feliz em saber, espero que dure muitos anos :)

      Excluir
  13. Me tornei uma outra pessoa depois que criei meu blog, é como se agora eu pudesse ser quem eu realmente sou, sabe? Adorei seu post!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem kaila, isso é muito bom, libertador :)
      Obrigada por compartilhar!

      Excluir
  14. Quanto aprendizado!! É muito bacana esse tanto de coisa que a gente pode aprender sendo blogueira. Pude perceber que mudei bastante e aprendi bastante também.
    É difícil manter um blog, mas o resultado acaba nos dando mais e mais vontade de continuar.
    Que venham mais aprendizados Monyque <3

    Beijos
    Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil sim, mas quando é algo que gostamos conseguimos superar os obstáculos né? Fico feliz que também tenha aprendido muito :D
      Beijos

      Excluir
  15. Cada dia que passa aprendemos mais um pouquinho, né?! <3
    E sobre a sinceridade, eu gostei muito! Até mesmo no fato em que as pessoas não são sinceras as vezes em comentar um post em nosso blog, fico triste em saber que as vezes tem gente que nem leu o post (que a gente leva um tempinho para construir), e comenta mesmo assim, sem ler. Tenso!

    Mas enfim.. seguindo o seu blog <3 *-*

    www.estilo-diwa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, sempre vai ter aqueles que não valorizam, mas felizmente as pessoas estão cada vez mais recíprocas e isso ajuda demais no nosso desempenho :)

      Excluir
  16. Olá, Monyque.
    Eu me identifiquei com vários pontos da sua lista. Virar blogueiro é algo que realmente traz um monte de aprendizados. Continue!

    Abraço!
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Assino por baixo, é verdade mesmo
    Beijinho
    http://brevisfuse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, que legal o post! Ter certeza que o faz é pq gosta
    é uma maneira de não se perder no caminho.
    Boa sorte com o blog, arrasou!
    Bjos

    http://www.modaimagem.com.br/2018/09/mix-de-estilos-e-na-boutique-judith.html

    ResponderExcluir