RESENHA: LIVRO "O GUARDIÃO", DE NICHOLAS SPARKS




Sinopse:

Quarenta dias após a morte de seu marido, Julie Barenson recebe uma encomenda deixada por ele. Dentro da caixa, encontra um filhote de cachorro dinamarquês e um bilhete no qual Jim promete que sempre cuidará dela. Quatro anos mais tarde, Julie já não pode depender apenas da companhia do fiel Singer, o filhotinho que se tornou um cachorro enorme e estabanado.

Depois de tanto sofrimento, ela enfim está pronta para voltar a amar, mas seus primeiros encontros não são nada promissores. Até que surge Richard Franklin, um belo e sofisticado engenheiro que a trata como uma rainha. Julie está animada como há muito tempo não se sentia, mas, por alguma razão, não consegue compartilhar isso com Mike Harris, seu melhor amigo. Ele, por sua vez, é incapaz de esconder o ciúme que sente dela. Quando percebe que seu desconforto diante de Mike é causado por um sentimento mais forte que amizade, Julie se vê dividida entre esses dois homens. Ela tem que tomar uma decisão. Só não pode imaginar que, em vez de lhe trazer felicidade, essa escolha colocará sua vida em perigo.

O guardião contém tudo o que os leitores esperam de um romance de Nicholas, mas desta vez ele se reinventa e acrescenta um novo ingrediente à trama: páginas e mais páginas de muito suspense.


Resenha: 

O livro conta a história de Julie, ela teve uma infância muito difícil, teve que sair de casa nova por sofrer abusos de seu padrasto e ser desprezada por sua mãe. Viveu nas ruas durante seis meses, até que conheceu Jim. Ele ofereceu ajuda conseguindo um emprego para ela e um lugar pra morar, tudo isso sem segundas intenções, sempre a tratou com muito respeito. Com o passar do tempo eles foram se apaixonando e casaram-se. Após o quarto ano de casados Jim faleceu devido a um tumor cerebral. Foi uma perda irreparável para Julie, Jim era tudo que ela tinha. Passou quatro anos sem sair com ninguém, apenas trabalhava e o restante das horas livres ficava na companhia de Singer, um cão dinamarquês que seu marido lhe deixara de presente após a morte.

Quer saber como é ser viúva? Então lhe direi: Jim está morto e agora sinto como se eu também já não vivesse. Julie se perguntava se era isso que as pessoas queriam ouvir. Ou se esperavam que ela dissesse os lugares comuns: Vou ficar bem.

Após esses quatro anos ela decide se abrir para o amor novamente, mas as experiências não foram muito boas, todos os caras eram eliminados por apresentar algum defeito que Julie não suportaria lidar. Até que aparece Richard Franklin e a convida para sair e lhe surpreende com jantares em restaurantes finos. Ele é simpático e demonstra muito interesse nela. Julie está animada com a nova paquera, mas quem não gosta muito disso é Mike Harris, seu melhor amigo que também era amigo de Jim. Este sempre quis ter algo a mais que amizade com Julie, mas ela não conseguia vê-lo como namorado, tinha a sensação de estar sendo infiel ao seu falecido marido mesmo após anos de sua morte e de Mike ser uma excelente pessoa que até mesmo Jim aprovaria a relação. Mike sabia de tudo sobre Julie e ela tinha medo que essa amizade fosse destruída caso não dessem certo juntos. Então resolve não ir além com seu amigo e engatar num romance com Richard, sem saber das consequências que essa escolha pode acarretar.

Depois de um tempo Julie já não quer mais ficar ao lado de Richard, pois percebe que não gosta tanto dele quanto imaginava, não o suficiente para estarem juntos. E durante esse tempo que está com ele vê que deveria estar com Mike, pois agora estava entendendo seus sentimentos e certa de que queria dar uma chance para o amigo. Daí ela o chama pra sair e eles descobrem a tamanha sintonia que têm juntos e que pode ser o início de uma grande paixão. Claro que Richard não reagiu bem por ter sido dispensado, mas sua atitude foi além do esperado, ele ficou agressivo, tentando voltar com Julie a qualquer custo, pois estava obcecado. Sem obter retorno decide armar um plano pra tirar Mike do seu caminho e reconquistar a mulher. Isso envolve uma série de mentiras, manipulação, violência e crimes.

O desenrolar da história é bem tranquilo logo no início. Os personagens são apresentados e há uma série de diálogos entre eles, tudo bem comum do cotidiano. Até que quando começa a narrar os encontros de Julie e Richard percebemos que há algo errado, essas suspeitas vão se concretizando mais à frente quando um dos personagens também começa a ficar inquieto com certas situações. O que era calmo e simples passa a ficar turbulento e cheio de suspense.

O drama e romance são elementos principais dos livros de Nicholas Sparks, mas O Guardião foi muito além disso, fui surpreendida com muita ação, evolvendo crimes, aventura, engatando no gênero policial. Mas é claro que ele não deixaria de arrancar lágrimas dos leitores não é mesmo? haha. O cão Singer tem uma importância imensa na obra e é um personagem que deixa aquela carga emocional e poderá ser peça chave para desvendar todo o mistério.

Foi um leitura excelente, o autor caprichou mais uma vez. Logo no início da leitura eu achei um pouco demorado pra ir às partes principais, mas depois que elas chegam entendi o motivo da "demora" que torna-se necessária para todo o contexto. Nicholas é simplesmente sensacional.


74 comentários:

  1. Parece ser um ótimo livro. Nunca li nada do Nicholas Sparks, porque aparentemente não me agrada muito o estilo e as temáticas do autor, mas se esse tem uma pitada dde ação e suspense, talvez esse me agrade.

    Um beijo!
    www.heymaria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe agrade mesmo, experimente a leitura :D
      Beijos Ray

      Excluir
  2. Adoro Nicholas Sparks. :)

    E muito obrigada pela visita ao blog, volta sempre, farei o mesmo!*

    Beijinho d'

    A Marta
    https://amartaeumblog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro ainda, mas parece ser bom mesmo. Me interessei.

    http://www.agindodiferente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou Danie, espero que leia :D
      Beijos

      Excluir
  4. Monyque, só conserta o inicio porque você colocou "40 anos" e na verdade são "40 dias". Não gosto muito de ler o Nicholas pq é muito sofrimento rs!
    beijo

    coloresam.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Samara, não tinha percebido rsrs. Realmente sofremos um pouquinho ao ler, mas compensa.
      Beijos

      Excluir
  5. Sou muito fã de Sparks e a par de gostar, identifico-me muito com a escrita. Este livro ainda não li mas fiquei curioso com a trama e com a tua crítica :D

    Segui-te :')

    NEW REVIEW POST | AVON: PEEL OFF RADIANT GOLD MASk!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D


    Please, VOTE FOR ME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que também gosta de Nicholas, espero que leia esse, vai amar :D
      Beijos

      Excluir
  6. Eu sou um grande fã do Nicholas Sparks, tenho todos os livros, ainda não li todos, mas é algo que pretendo fazer no futuro.
    Esse livro aqui tem um título bem diferente, "Laços que Perduram", o vosso faz mais sentido :)
    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda quero ler todos também. Não sabia desse outro título :)

      Excluir
  7. Olá Monyque
    Gosto muito de NS, especialmente do que considero a segunda fase do autor, essa que além do romance dramático apresenta pitadas de thriller policial, suspense e até uns bons sustos.
    Amei a resenha, achei o plot interessante e se tem cachorro na narrativa já quero ler!
    Louca para conhecer o Singer 😁😁
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Luli, esse é muito bom realmente ele se superou rsrs
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Monyque! Que super completa a sua resenha! Adorei! o Sparks é tao famoso pelo drama e romance que essa parte mais policia me chamou bastante atenção! Que bom que você curtiu a leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, é uma leitura bem valida, espero que leia :D
      Beijos

      Excluir
  9. Já vou ter de comprar!

    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  10. Não é meu gênero preferido, mas acho que vale a pena a leitura.:)

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  11. Nicholas Sparks sabe cm 'acabar' com a gente
    hehehehehehehehehehe
    Ele nunca decepciona e com 'O Guardião' n foi diferente!
    Me emocionei c o final desse

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Fernanda rsrs, acaba mesmo! Esse me surpreendeu ainda mais, fiquei impressionada.
      Beijos

      Excluir
  12. Amoo todos os livros do Nicholas! Esse também é incrível!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  13. OOi Monyque!
    Hoje mesmo estava falando para umas amigas leitoras que eu não sei qual é o meu problema com Nicholas Sparks pq eu não consigo ler nada desse autor, tenho até livros dele na estante mofando. E eu deveria querer ler, pq eu amo um bom romance com um drama e eu sei q os livros dele são assim. Mas não vai, não sei pq!

    Beijinhos!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh que pena Leisiane, eu já tive isso com outros autores, acredito que seja o momento certo para lê-los e depois de um tempo consegui ler. Dê um tempo neles e depois tente novamente, quem sabe dê certo. Só não deixe mofar rsrs
      Beijos

      Excluir
  14. Eu só tive uma experiência com os livros do Nicholas. Foi Todo Seu que ganhei de um blog. Eu gostei bastante da história e essa mistura de romance com um pouco de drama, suspense e ação foi o que me conquistou.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  15. Acredite eu ainda não li nenhum livro desse autor, tenho dois na minha fila de espera mas sempre deixo pra depois rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Anny, tá perdendo histórias maravilhosas rsrs
      Beijos

      Excluir
  16. Nunca li nada do Nicholas, não gosto de histórias que me fazem chorar :P

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  17. Que história mais linda, esse escritor é excelente né?
    Beijinhos
    Blog Entre Garotas

    ResponderExcluir
  18. Oi, Monyque!
    Os livros dele sempre são um sofrimento que só, né? Tanto para os personagens quanto para os leitores haha
    Acho que chorei em todos os livros que li dele e esse parece ter uma trama bem pesada.
    Não sei se estou no momento de ler essa livro, mas quem sabe mais pra frente?
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São um pouco sofrido sim, tendo um contexto bem realista dos personagens fazerem algo pra sair da situação na qual se encontram. Acredito que tem o momento certo para cada leitura, espero que mais na frente consiga lê-lo :D
      Beijos

      Excluir
  19. Eu já li esse livro e amo, na verdade eu sou suspeita pq amo todos os livros do Nicholas <3 rs Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  20. Meu apelido é Jullie hahaha, eu amo ler porém ainda não li nenhum livro do Nicholas e esse me interessou bastante e já quero ler ele ( salvei ate a foto para nao me esquecer de comprar um) ♥ bj

    https://blogmeuespelhoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha Jullie, fico feliz que tenha se interessado. Espero que leia e goste bastante :D
      Beijos

      Excluir
  21. Eu nunca li, mas sou louca pra ler, gosto muito do Nicholas
    beijinhos

    Blog Reflexo Brilhante

    ResponderExcluir
  22. Buena review, me ha encantado guapisima.
    New post: www.gadorvision.com

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pela resenha, está linda!

    ResponderExcluir
  24. Adoro o Nicholas Sparks, nunca mais li seus livros, acho que ainda não li esse. Obrigada pela visitinha. bjão

    Blog Mikaelly Menezes

    ResponderExcluir
  25. Oi Monyque,
    Bem, eu sou apaixonada por romances e Nicholas Sparks é para mim referência, já li vários livros e ainda tenho uma lista enorme dos que ainda quero ler, amei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Very interesting post! Love your blog.
    Would you like to follow each other? If you do, let me know in the comments on my blog.

    kisses
    www.darijadujovic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Eu gosto muito dos livros dos Nicholas Sparks. Bom saber que esse tem também um pouco de suspense.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  28. Parabéns pela resenha Monyque! Estou ansiosa para ler O Guardião! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  29. Olá,
    Faz tempo que não leio nada do Sparks, mas adorei a dica.

    tenha um ótimo final de semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  30. Esse é um livro maravilhoso.
    Ótima resenha.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Nunca li esse do Sparks, mas fiquei curiosa!

    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderExcluir
  32. Olá tudo bem?
    Obrigada pela visita.
    Gostei o livro parece muito bom, eu já li vários livros desse autor, meu favorito foi O Melhor de mim, muito bonito.
    Beijos!!
    https://bemcandy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Ainda não li, mas parece ser mesmo muito bom!

    Beijinhos e bom fim de semana <3
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  34. Adoro os livros do Nicholas Sparks!
    As histórias são envolventes, do início ao fim

    Beijinhos,
    http://fashionmornings.blogspot.com

    ResponderExcluir