SÉRIE DE PROFISSÕES #1: JORNALISMO

Olá meus amores, esse é o primeiro post sobre a série de profissões que vou trazer pra vocês. Lembram daqueles dois posts que fiz falando sobre as dúvidas do que curar na faculdade e como lidar com os comentários negativos? Veja AQUI e AQUI. Para começar essa série trouxe um pouco sobre o meu curso né haha. Espero que gostem! Caso tenham mais alguma dúvida ou sugestão deixem nos comentários que terei o maior prazer em responder.

Vamos lá!



1. O que faz um jornalista?


O jornalista trabalha com a divulgação da informação nos diversos meios de comunicação. Ele analisa, seleciona, apura e elabora a notícia para chegar até o público. O jornalista precisa saber lidar com as pessoas, organizar as ideias e formular as perguntas. Ele possui credibilidade perante a sociedade e é o que faz a profissão ter valor visto que estamos na era da convergência digital que acelera a circulação dos acontecimentos.


2. Quais são as áreas de atuação?


O jornalista pode exercer várias funções como: redator, pauteiro, repórter, apresentador, cinegrafista, assessor de imprensa e comunicação, comunicador institucional, social media, fotojornalista, editor, produtor.

3. Em qual momento você sente que escolheu a profissão certa?

No momento em que percebi que os conhecimentos adquiridos puderam acrescentar algo positivo tanto na minha vida quanto na vida das pessoas. Quando vi que ela possibilita não apenas divulgar informações, mas poder conhecer de fato o cenário, os bastidores de tudo antes de chegar até vocês. 

4. Qual a área que mais te fascina e pretende seguir?


Sempre gostei muito de escrever e não tinha muita vontade de ficar em frente às câmeras, então sempre me imaginei nas redações escrevendo, escrevendo e escrevendo. Mas devido às aulas práticas não tive pra onde correr e fiquei cara a cara com as tão temíveis câmeras e não é que gostei? rsrs. Na primeira vez que fui pra rua fazer reportagem fiquei fascinada. Viver o momento daquele acontecimento, conhecer as pessoas, olhar em volta é muito bacana, certo que aquela correria de sair do estúdio, ir pras ruas e voltar com o assunto pronto à tempo de entrar no ar é bem tenso, mas ainda assim tem seus encantos. Na rua há mais possibilidades de surgir pautas. Depois que comecei o curso puder ver quão ampla é e gostaria de ter experiência em cada área, mas vamos ver o que Deus tem preparado pra mim.

5. Há algo que as pessoas desconhecem desta profissão mas que precisam saber?


Sim. Que o jornalismo vai muito além do que todos pensam. É um trabalho de extrema importância e fundamental na vida das pessoas. É uma área que permite adentrar em todas as outras profissões. O jornalismo permite aprender muitas coisas constantemente.


6. Quais são os desafios dessa profissão?

Devido à convergência digital onde as notícias são divulgadas por qualquer pessoa a todo momento, o jornalismo passa a ficar abalado, mas um diferencial que os jornalistas têm é a credibilidade, pois ele tem a formação acadêmica e conhece os critérios de noticiabilidade. Toda notícia é uma informação, mas nem toda informação é uma notícia. E o que mais vemos é a circulação de fatos que muitas vezes não são verídicos.

7. Quais são as especializações do Jornalismo?


Jornalismo literário, jornalismo cultural, jornalismo científico, jornalismo de moda, jornalismo investigativo, jornalismo policial, jornalismo ambiental, jornalismo econômico, jornalismo político, jornalismo internacional, jornalismo esportivo.



Símbolo do Jornalismo

A pena é a representação da escrita nos antigos livros da Gazeta Romana no início do jornalismo manual antes da invenção imprensa. Lex, vem do latim e significa Lei que é o compromisso com a verdade dos fatos e seu trabalho se pauta pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação.


42 comentários:

  1. Uma das minhas carreiras de sonho é jornalismo, admiro muito essa profissão. Parabéns!

    Beijão!

    http://luumusiando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que maravilha Maria Eduarda, é uma excelente profissão :D
      Beijos

      Excluir
  2. Ainda pensei em estudar jornalismo mas a certa altura mudei de caminho.
    O que interessa não é o curso mas sim a vontade/vocação que o estudante tem em relação a esse mesmo curso

    Deixo cumprimentos

    ResponderExcluir
  3. Oi Monyque, um primo meu fez jornalismo e ele adora essa profissão, quanto a mim é uma pena mas não me vejo seguindo essa carreira, mesmo assim acho- a até interessante. Beijos!
    http://escrevendoerabiscando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que em breve consiga decidir qual irá seguir, siga seu coração sempre :D
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Monyque,
    Parabéns pela escolha, esta é uma linda profissão. Adorei o post!
    Obrigada pela visita.
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  5. Cursar jornalismo faz partes dos meus planos há muito tempo, mas nunca parei para realmente estudar a fundo sobre a profissão. Depois de ler esse post, fiquei ainda mais instigada a seguir em frente com esse plano. Eu acho que gostaria de me especializar em jornalismo cultural. Não quero ser a pessoa que transmite as notícias ruins.

    https://thatisrealme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que maravilha Aninha, é uma área muito interessante, o jornalismo cultural então, procure mais sobre e verá o quanto é incrível :D
      Beijos

      Excluir
  6. Olá Monyque,
    É interessante a profissão e creio muito tumultuada, quero dizer muita correria, árdua até. Mas é gratificante fazer o que amamos e aí tudo parece poesia até. Se é amor então é isso aí menina!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muita correria mesmo mas com certeza gratificante :D
      Beijos

      Excluir
  7. Penso em seguir jornalismo quando eu me forma, admiro muiito esses profissionais <3

    Beijão <3
    Blog :: www.seteprimaveras.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Monyque, amei a série de profissões!! Eu pensei em fazer jornalismo, mas acabei fazendo Letras, mas um dia pretendo ainda fazer algo na área!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi, Letras é uma área muito linda, parabéns :D
      Beijos

      Excluir
  9. Gostei do post Monyque. Há muitos anos atrás, pensei em cursar jornalismo, mas por uma série de fatores, acabei desistindo. É uma profissão que admiro muito e que acho de extrema importância, além de contribuir e muito para a formação de opinião. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, que pena que não seguiu jornalismo, mas seguiu outras lindas áreas e se está feliz com elas é o que importa :D
      Beijos

      Excluir
  10. Gostei do post, Monyque. É uma profissão que admiro bastante.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  11. Ótimo post!! Tô no Ensino Médio e vou amar essa série, afinal é bom conhecer muito bem todas as áreas antes de escolher a certa.
    Bjoss

    www.ellenmelloblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade flor, fico feliz que tenha gostado e vai acompanhar a série, espero poder ajudar :D
      Beijos

      Excluir
  12. Olá Monyque
    Essa coluna sobre as profissões é super interessante e muito útil tb.
    Amei saber mais sobre jornalismo, não imaginava que tivesse tantas camadas, é uma profissão fundamental para o exercício da cidadania já que é responsável pela informação imparcial e proporcionar as pessoas conhecimento em todas as áreas.
    Parabéns pela sua escolha!
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Luli, o jornalismo contém muitas coisas interessantes :D
      Beijos

      Excluir
  13. Oi, Monyque!
    Eu acho jornalismo uma profissão tão importante. Gostei de conhecer mais sobre ela.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  14. Uma profissão que muito me interessa! <3

    mariasabetudo

    ResponderExcluir
  15. Que post mais LINDO! E veio pra mim na hora certa. Sempre quis fazer Jornalismo, acho que porque sempre soube que se não tiver escrita no meio não é pra mim e desde pequena cresci assistindo jornais e lendo muito. To quase começando meu 3º período de Comunicação Social e to passando por uma crise existencial horrível em relação ao que eu vou fazer. Sei que to no lugar certo, mas as vezes penso se vou escolher o certo. Se o Jornalismo em si é amplo, Comunicação é bem mais e eu fico doida com tanta coisa diferente e legal, vou seguir o que você falou e vou conhecer cada área e seja o que eu me apaixone mais mesmo <3

    Posso levar esse post pro meu blog, respondendo essas perguntas com Comunicação Social?? Eu adoraria falar também haha

    Beijão
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Clarissa fico muito feliz que tenha gostado. Sim, é um área muito ampla e a cada coisa que vou conhecendo vou me apaixonando mas sempre há aquela que faz o coração bater mais forte, é só segui-lo que dá tudo certo. conheça mesmo cada área, não tenha pressa, deixe as coisas irem fluindo e você fará a melhor escolha :D Obrigada por compartilhar sua experiência e é claro que pode responder as perguntas em seu blog, fique à vontade :D
      Beijos

      Excluir
  16. muito legal essa sua iniciativa de mostrar um pouquinho de cada profissão!Tenho certeza que vai ajudar muita gente a escolher qual área seguir! bjs!
    Prateleira dos Esmaltes

    ResponderExcluir
  17. A propfissão de jornalista tem tudo a ver com quem já está inserido no universo dos blogs, ótima escolha.

    O Blog da Fênix agora é Cobaia Amiga! Para comemorar a mudança estou sorteando um presentinho para uma leitora lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/01/sorteio-kit-cabelos.html

    ResponderExcluir
  18. Muito bom! Já quis fazer jornalismo pq gosto mto de escrever e informar as pessoas, mas sei la, acabei desistindo e agora nao sei pq rs

    Beijo
    Camila

    www.sejabelissima.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh flor porque desistiu? É uma linda profissão e se gosta de escrever ela é ideal :D
      Beijos

      Excluir
  19. Oi, Monyque!
    Me formei em jornalismo no final do ano passado e estou completamente perdida!
    Aprendi muita coisa nas aulas e no meu estágio, mas quando tudo acabou, fiquei sem saber o que fazer. Não existem vagas para nossa área e tudo que encontro é marketing, marketing e marketing haha Não sei se choro ou finjo demência!
    Espero que seja diferente quando você se formar, porque nossa profissão é muito importante e, vamos falar a verdade, bem empolgante, né?
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita Mari, realmente é uma profissão desvalorizada apesar de ser muito importante e essencial, mas não se desespere, no momento certo vai aparecer um emprego muito bom pra você. Enquanto isso vá colocando em prática a seu modo tudo que aprendeu :D
      Beijos

      Excluir
  20. Amei o post. Jornalismo é uma profissão tão incrível ♥
    os relatos de uma jornalista

    ResponderExcluir
  21. Oie,
    Adorei o post, é muito legal falar sobre o que você ama. Eu conheço pouco sobre a profissão, mas gosto muito do lado editorial. Meu sobrinho pretende cursar jornalismo, espero que ele se apaixone pelo curso, assim como eu me apaixonei pelo meu.
    Beeijo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Grazy, é muito bom fazer e falar sobre o que ama :D
      Beijos

      Excluir