RESENHA LIVRO: "PARASITO", ANDREA RANGEL

Mais uma resenha do livro de uma parceira linda, a Andrea Rangel. Quando recebi  essa obra, ainda estava em pré venda e precisava vender alguns exemplares para que fosse lançado. Graças a Deus esse sonho dela será realizado e em breve estará prontinho e venho avisar pra vocês. 




Sinopse: 

Romeo, um cientista dedicado ao estudo da malária, entra em crise e começa a desfazer as mentiras da relação familiar, incluindo a da mulher que o trai, da filha suicida e do filho que não é seu. A sua origem também é nebulosa, e passa a ser desvelada no decorrer do livro: criado por uma tia-mãe, retoma aos poucos o contato com sua mãe biológica e o fantasma de seu pai. Diante das perguntas sem respostas a que é constantemente submetido, acaba se confrontando com a dimensão microscópica do homem. Há quem enlouqueça e há quem siga em frente, resignado. E há também aqueles que, como Romeo, ficam no meio do caminho, entre o surto e a vontade de seguir adiante.

Resenha:

Romeo foi criado por sua tia Jacinta, ela é irmã de sua mãe que morreu  quando ele nasceu. Nunca conheceu o pai, sua tia disse que ele era um cientista que havia  partido e ninguém nunca mais soube notícias dele. A vida de Romeo nunca estava longe de ser perfeita, era muito conturbada, pois ele tinha problemas psicológicos. Estava com 53 anos e já sentia como se não existisse mais. Era biólogo e trabalhava no segundo maior laboratório de microbiologia da América Latina. Ele estuda sobre a malária.

Era casado com Cecília que o traía constantemente e ele fingia que não sabia. Tinha dois filhos com ela: Isadora e Ricardo, na verdade o menino não era dele mas assumiu como se fosse. Romeu tinha suspeitas de que sua mãe não estivesse morta, mas não iria querer encontrá-la porque sentia muita raiva dela. Ficou sabendo que quando ela descobriu a gravidez tentou abortar, então ele culpava essa atitude dela ao fato de nunca ter sido bom das ideias. Queria mesmo era encontrar seu pai, pois acreditava que era um sofredor na mão da mulher assim como Romeo era.

Quando começou a ter essas desconfianças decidiu ir investigar por conta própria, procurar pistas que o levasse aos fatos. Como sua tia Jacinta já estava muito debilitada, não tinha condições de lhe dizer nada, não dizia mais coisas concretas. Então partiu em busca de alguma notícia sobre a mãe, se ela estivesse mesmo viva poderia esclarecer a história e contar onde estava seu pai. Não seria fácil lidar com tudo isso, era da sua historia que estava indo atrás, de algo até então desconhecido por ele. Tinha medo das respostas e ao mesmo tempo estava ansioso para saber qual rumo sua vida iria seguir já que no momento nada fazia sentido.

Não sei o que fazer comigo, não sei o que fazer com você. Não sei o que fazer, apenas isso.

Enquanto isso, a vida conjugal vai de mal a pior, sua filha de apenas 16 anos se envolveu com coisa errada e tinha um namorado que não era lá grande coisa. Ele não tinha mais o controle de sua família, já se considerava um fracassado. Somente as descobertas que estava prestes a fazer é que iriam confirmar ou desfazer essa ideia.

Parasito é um livro intenso, vemos pela perspectiva de Romeo como tudo acontece. Cresceu sem saber de onde veio, lhe contavam apenas o insuficiente. E suficiente para fazer com que ele fosse alucinado, pensava demais e não chegava a nenhuma conclusão, ficou perturbado. Não fez uma boa escolha da mulher com quem se casou e sofreu as consequências. Tudo isso agravou seu estado.

É a dor perene que alimenta a imaginação infértil, paralisada pela ausência de traços e sons. 

Vale muito à pena ler, foi uma leitura que despertou uma série de sentimentos em mim e me fez sair da zona de conforto por ele ser intenso e abordar algo tão angustiante que é a trajetória de Romeo em busca de respostas da sua vida mas a principal busca é a por ele mesmo. Um livro incrível, parabéns a autora, desejo sucesso e obrigada por ter me presenteado!

28 comentários:

  1. Olá Olá!
    Gostei muito da resenha!!
    Beijinhos

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Oi Monyque, tudo bem? Eu imagino que tenha despertado muitos sentimentos mesmo, o protagonista passa por muitas dificuldades, estou com pena dele só de ler a resenha!! Parece ser forte!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Monyque, tudo bem?
    Parece ter um drama familiar bem forte nessa obra.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oi Mo! Parece uma leitura interessante, adorei tua resenha!
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderExcluir
  5. Eu não sou fã de leitura, mas achei a história desse livro interessante.
    Gostei gostei ;)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro,mais achei a resenha bastante interessante.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Uau...fiquei curiosa em ler o livro. Parece ser muito bom...
    beijos
    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  8. Olá, que história interessante e muito triste. Me deixou com muita vontade de ler e com um aperto no coração. O final deve ser lindo. Beijos <3
    Vitoria Martins

    ResponderExcluir
  9. Uau! Deve ser um livro bem bom mesmo, achei a história interessante, Monyque! Gostei da resenha. =)

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda que bom que gostou, se puder ler vai amar mais ainda :D
      Beijos

      Excluir
  10. Andava super curiosa com essa review! Eu acho que ia adorar ler!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderExcluir
  11. Nossa, resenha super detalhada! O livro parece ser bem interessante!
    Beijos

    www.estiilocarol.com

    ResponderExcluir
  12. Amei a resenha, achei o livro bem interessante, me deu vontade de começar agora, pena que tenho outros 20 na frente hahaha, mas já coloquei na listinha.

    Beijão!
    http://luumusiando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantos livros na fila kkk coloca Parasito ai viu hehe
      Beijos

      Excluir
  13. Achei essa história bem interessante, esse parece ser um personagem que tem tudo para desistir mas que ainda assim luta para se encontrar e vencer na vida. Adorei a resenha.

    beijos
    https://atrasadaparaocha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir