SÉRIE DE PROFISSÕES #3: DESIGN

Mais um curso aqui na nossa série pra vocês conhecer um pouco mais. Gravei um stories no intagram perguntando qual profissão as pessoas gostariam de ver aqui e a mais pedida foi Design. E quem falou a respeito foi um colega chamado Saullo, obrigada pela ajuda querido :* Vamos lá, espero que gostem!




1. O que faz um Designer?

O Designer é um criador de soluções visuais para facilitar a comunicação entre as pessoas. Diagramar a informação e trazer ela da melhor maneira possível, tendo parâmetros estéticos moldados a necessidade.


2. Quais são as áreas de atuação?


O profissional da área de Design Gráfico pode atuar em lugares onde é necessário soluções de artes gráficas ou digitais. Além dos lugares mais convencionais como em gráficas e agências de publicidade, qualquer empresa que deseja investir em uma identidade visual pode adotar um designer gráfico, como por exemplo, restaurantes, salões de beleza, dentre outras empresas que sentem uma necessidade de comunicação direta para atrair e informar o cliente. 

3. Em qual momento você sente que escolheu a profissão certa?

No decorrer da faculdade fui entendendo a necessidade do meu trabalho e a importância que ele tem para a sociedade. A partir do momento que comecei a ganhar boas noções estéticas, ele vai ficando cada vez mais refinado. Isso gera bastante reconhecimento e elogios, o que traz o prazer tanto pessoal quanto profissional de estar fazendo a coisa certa que vai além do trabalho em si.

4.  Qual a área que mais te fascina e pretende seguir?


Tenho ambição na área de direção de arte, dando diretrizes a outros designers em suas linhas de produção, conduzindo os profissionais a terem bons resultados em suas criações.  

5. Há algo que as pessoas desconhecem dessa profissão que precisam saber?


É necessário entender que o Designer não é um profissional reconhecido popularmente, então apesar de nosso trabalho ser muito importante e diversas vezes essencial, encontrar cientes ou empresas que querem pagar  pelo que o nosso trabalho vale é muito difícil. Outro cenário que as pessoas precisam entender é que conseguir emprego nessa profissão não é uma tarefa fácil e geralmente quando é contratado por agências de publicidade são explorados de forma bastante intensiva, onde os lucros são sempre dos donos da agência e seu potencial de criação é todo retribuído em seu salário mensal, por essa razão, a maioria dos profissionais hoje trabalham de forma autônoma.

--


Essa é uma área bem extensa, a que o entrevistado seguiu foi Designer Gráfico, caso tenham mais alguma dúvida é só deixar aqui nos comentários que passo pra ele. Me contem o que acharam, eu achei bem realista e minha dica pra quem pretende seguir essa área é que não desista apesar desses detalhes quanto ao mercado de trabalho que vai ter em qualquer profissão, se esforce pra ser um excelente profissional que as oportunidades não irão faltar. Busquem um diferencial para que mais à frente tenham o reconhecimento merecido.  

Me digam qual profissão querem ver aqui no próximo post! Beijos :*

28 comentários:

  1. Olá!
    Ser designer era uma das opções que eu tinha caso não seguisse o curso de animação Eheh
    Beijinhos <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Que bom que o design está sendo cada vez mais difundido no Brasil!
    E que bom que escolheu a profissão certa! rs

    Beijos!
    jenifercruuz.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Monyque! Postagens assim são muito importantes pra quem ainda está decidindo o que fazer no futuro. Sabia um pouquinho sobre design, mas sempre bom aprofundar os conhecimentos, haha!

    Beijo!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que acha importante Caroline, fico feliz! :D
      Beijos

      Excluir
  4. Que profissão maravilhosa!
    Ótima resenha e poste.
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Design é realmente uma área extensa.
    Eu me formei como designer de moda, mas também trabalho como designer gráfico de forma autônoma. Concordo plenamente com a resposta do entrevistado à pergunta cinco. Não raro eu ouço coisas como "Desenha um vestido rapidinho aí pra mim!", como se eu saísse por aí tendo ideias ao acaso e desenhando roupas em guardanapos de restaurantes, ou no caso do trabalho gráfico, o cliente não passa o briefing corretamente e acha que pode mudar de ideia vinte vezes e não me pagar nenhuma das vinte vezes em que eu parei pra trabalhar no projeto dele. Triste, mas real.
    Amei o post.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas situações são bem desagradáveis né? Muitas pessoas não conhecem o devido valor do profissional e o quanto vai lhe custar fazer "um vestido rapidinho" que seja. Espero que esse cenário mude já! Obrigada por compartilhar sua experiência!
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Monyque, é uma pena que a profissão não seja devidamente reconhecida, acho que criar algo visual de modo geral é uma das coisas mais difíceis, isso pq eu sou péssima nesse ramo rs Acho válido valorizar o profissional da área!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade viu Mi, também sou péssima rsrs. Acho o trabalho deles genial!
      Beijos

      Excluir
  7. Design é uma das minhas opções de curso. Acho muito interessante mas é uma pena o profissional da área não ser muito valorizado.
    Pronto, Postei!
    Meu portfólio

    ResponderExcluir
  8. Acho a área de Design maravilhosa. Pago algumas cadeiras com um pessoal do curso e eles falam bastante sobre o que eles fazem e eu fiquei bem interessada e curiosa!!

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  9. Nossa muito intermeante e didático.
    Com Carinho!!
    Mesmero H.L. Anjens
    Site : https://www.newsfallenbooks.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Monyque.
    Essa é uma profissão que acho bem interessante. Acho que todo blogueiro tem que ter um pouquinho dela hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Adorei saber um pouco mais sobre essa profissão. Gostei da ideia dessa série.

    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir
  12. Oi Monyque!
    Que legal essa série de posts que você está fazendo!!
    Gostei de aprender mais sobre a área de design.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir