SÉRIE: OS TREZE PORQUÊS

Olá pessoal, hoje vim contar pra vocês um pouco sobre uma série que assisti. Não sou muito de assistir séries mas estava com vontade de ler o livro Os 13 Porquês e como ainda não tinha comprado resolvi assistir logo porque estava vendo muitos comentários a respeito. Vamos lá...


Primeiramente quero dizer que estou chocada até agora, passei o dia inteiro assistindo e foi bem tenso. Conta a história de Hannah Baker, uma garota de 17 anos que cometeu suicídio. Ela estudava o ensino médio numa escola dos EUA e lá aconteceram muitas coisas que fizeram ela tomar essa atitude. Hannah era uma menina doce e simples que só precisava de um pouco de atenção e ter amizades, só que não é bem isso que acontece desde que ela começou a estudar. As pessoas daquele colégio podem ser bem inconsequentes ao ponto de contribuir para uma jovem tirar a própria vida.

Clay Jensen era amigo de Hannah, eles trabalhavam juntos em um cinema e após a morte dela ele recebeu uma caixa com várias fitas cassete gravadas por Hannah onde narra os 13 motivos que a levou a cometer suicídio, esses motivos são pessoas. Treze pessoas que marcaram a vida dela de uma forma não muito boa. Ela entregou essas ditas para alguém de sua confiança minutos antes de cometer o ato para que fossem entregues a todos os responsáveis para que eles soubessem o que causaram, e assim foi feito. Clay era o último a receber as fitas, mas ao contrário dos outros que ouviram e passaram adiante, ele fica muito magoado, chocado, com raiva e querendo justiça. Essas descobertas o deixam muito mal e constantemente tem visões com a garota e fica muito perturbado.

A partir daí as cenas são intercaladas entre presente e passado, conforme Hannah vai narrando os acontecimentos. Ela era considerada dramática pelas pessoas da turma e por isso era ignorada, só que estava gritando internamente por socorro e ninguém via aquilo como um problema de fato, nem mesmo os professores. Até cartas anônimas Hannah fazia e mais uma vez era banalizada. Ela não tinha coragem de chegar pra alguém e contar o que sentia, apenas buscava maneiras de ser notada.

Se sentia solitária e carente, por isso todos os caras que se aproximavam dizendo nutrir um sentimento por ela dava uma chance, mas na verdade eles só queriam brincar com a garota deixando mais marcas do que já tinha. Foram vários que passaram e feriram suas expectativas amorosas e ainda espalharam pela escola que ela era fácil e vadia virando motivo de deboche. Para tentar superar esses trágicos acontecimentos decide se refugiar nas amizades. Várias meninas surgem também dizendo serem suas amigas mas não demoram a pisar na bola deixando Hannah mais deprimida. O fato é que todos só se aproximam com alguma intenção, só a querem por perto quando ela pode ser útil em alguma coisa.

Gente, não posso contar muita coisa pra não dar spoiler mas sugiro que vocês assistam caso tenham estrutura psicológica suficiente rsrs porque é bem tenso. São coisas que acontecem muito hoje em dia e passam despercebidas ou fingimos que não vemos. Muita gente ao nosso redor tem tendência suicida e grita silenciosamente por socorro e nós podemos estar tão ocupados no nosso mundinho que não ajudamos essas pessoas. Assistir a essa série me fez pensar muito nesses fatores e me deixou bem angustiada como se de alguma forma minhas palavras e atitudes podem impedir esses atos sabe.

Acontecem muito mais coisas com Hannah, coisas bem mais graves e todas uma atrás da outra, imagina como ficou a cabeça dela. Tantos acontecimentos e ninguém pra conversar! Não é todo mundo que consegue não absorver e superar, no caso dela as consequências foram maiores. Quem comete suicídio não quer tirar a vida mas acabar com aquela dor dilacerante só que não encontra uma maneira e acha que matando o corpo vai ter paz, mas não vai.

Me identifiquei com algumas coisas que aconteceram com ela e acredito que vocês também vão se identificar, todos nós já sofremos ou vamos sofrer bullying algum dia, eles não são nada legais e muitos podem ser fatal. No meu caso eu nunca absorvi tais coisas, sempre agia pra reverter a situação, sempre busquei ler e conhecer um pouco do ser humano e sabia que com palavras sábias poderia fazer o agressor cair na real, mas nem sempre foi fácil. Nem todos vão ter as mesmas atitudes que eu, nosso psicológico pode ser nosso inimigo e tudo aquilo que armazenamos nele pode ter um fim nada agradável. Enfim, foi uma experiência que teve seus pontos positivos pelo fato de poder conhecer um pouco mais sobre o assunto e ficar mais atenta aos sinais, quem já leu o livro ou assitiu a série me contem o que acharam. 

28 comentários:

  1. Quero muito ver essa série mas ainda não surgiu a oportunidade!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei essa série e estou muito curioso para saber o que vão fazer na segunda temporada, sobretudo porque afastaram o autor do livro porque foi acusado de assédio... mas acredito que vão dar a volta.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou viu, também acredito que darão a volta :D

      Excluir
  3. Já tive a oportunidade de ver a série e gostei imenso! Está muito bem feita e muito bem conseguida. Falam de assuntos sérios e que não merecem ser ignorados.

    Blog: http://bolacha-mariaa.blogspot.pt/
    Projeto: http://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que também gostou, são realmente assuntos importantes a serem abordados!

      Excluir
  4. Também já vi esta série e gostei muito. Os episódios finais são muito tensos e fortes, mas retrata bem a realidade!

    https://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Eu amei essa série, principalmente por não ter tido um final de conto de fadas. Amei sua resenha!
    Beijos ❤
    Pronto, Postei!
    Meu portfólio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei por isso, foi fiel aos acontecimentos!
      Beijos

      Excluir
  6. Achei a série muito boa, mas o livro me decepcionou bastante... Vi a série primeiro, então achei que os personagens foram melhor desenvolvidos.
    Mas espero que goste, quando ler =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, primeira vez que vejo o livro não ser melhor rsrs

      Excluir
  7. Ola!
    Já tive a oportunidade de ver a série e confesso que è demasiado drama para mim.
    A história está bem feita mas há séries de drama as quais eu prefiro assistir.

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. Ta na minha lista, mas ainda não assisti.
    Gostei de saber o que achou.
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  9. Hello dear, your blog is amazing :)
    I'm now following you! Would you like to be blogger friends?
    If you want you can follow me back :)
    I wish you a great day!
    xoxo,
    Lory

    https://itsallabouttheglowxoblog.blogspot.it/

    ResponderExcluir
  10. Essa série é pra chocar e partir o coração, não é? E acho que pra abrir os olhos de muita gente também.
    Eu, particularmente, gostei bastante por todos os pontos levantados.

    Beijos!

    www.notinhasderodape.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Vou para o episódio 5. Estou achando muito interessante e forte essa série. Gostei muito da sua resenha.
    Bom feriado e bom final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  12. Olá Monyque,

    Eu gostei demais dessa série e não vejo a hora de assistir a segunda temporada....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir