RESENHA LIVRO: "FUTUROS ROUBADOS", FERNANDA CALEFFI



Sinopse: 

São necessários poucos segundos para que uma atitude leviana seja tomada, para que uma mentira ardilosa seja contada, para que uma transgressão cruel seja ocultada. Mas, as consequências que elas geram duram uma eternidade. Arrasam vidas inteiras, mancham passados, destroem presentes, roubam futuros. E haja o tempo que houver, não se volta atrás. Porque tempo nenhum desfaz o que já foi feito, conserta o que não tem conserto.

Resenha:

Anne e Claire são duas irmãs que nasceram na pequena cidade americana de Warren. Anne é dois anos mais velha que a irmã, uma garota doce, delicada, boa amiga e companheira. Sempre esteve disposta para ajudar as pessoas em sua volta e se destacava nas coisas que fazia, mas suas inúmeras qualidades não a fizeram ser o colírio dos pais. Estes sempre demonstraram predileção por Claire, que era muito mais inteligente, sorridente e carismática; fazia de tudo pra chamar atenção, todas as coisas que fazia virava sucesso. Mesmo assim Anne não se zangava, era apaixonada pela irmã e a admirava muito. Claire viu que Anne não apresentava ameaça para ela em relação ao destaque e se uniu a ela. Cresceram como unha e carne, compartilhavam tudo uma com a outra.

A primeira a casar foi Anne, com Eric, já estava formada e trabalhando em um escritório de Arquitetura. Claire não havia feito faculdade mas se lançou como escritora. Logo após o matrimônio simples da irmã resolveu que não poderia ficar por baixo e casou-se com Ryan, que trabalhava em uma indústria farmacêutica na Inglaterra. Assim que casaram Claire mudou-se para lá. Claire não ficou tão satisfeita com a separação de sua irmã quanto achava que ficaria e por isso pediu para o marido conseguir um emprego para o cunhado na Inglaterra, assim poderia ir os quatro juntos.

Anne sentia uma necessidade latente de alçar voo solo e descobrir uma nova existência longe da irmã e de toda família.

A princípio eles não se alegraram muito com a ideia mas depois de um tempo Eric recebeu uma ligação de uma empresa propondo uma experiência e eles resolveram ir. Até se acostumarem no novo país, Claire e Ryan cederam sua casa para Anne e Eric. Passado algum tempo Anne e Claire deram a notícia de que estavam grávidas ambas de meninas, com apenas algumas semanas de diferença. A felicidade foi tanta que as irmãs não quiseram se separar nesse momento tão lindo e todos continuaram morando na mesma casa. Até aí tudo bem e tudo lindo, mas depois que as duas ganharam as bebês e foram liberadas pra ir pra casa sofreram um terrível acidente no caminho. No carro estavam Anne, Claire, Eric e as bebês. Apenas Anne e sua filha Lisa sobreviveram.

Foi um choque para toda família e principalmente para Anne que passou tudo aquilo e vivia perturbada. Precisou de muito tempo para superar aquelas perdas. Lisa era sua única razão de prosseguir, mas estava sendo muito difícil conviver com os segredos que guardava, fatos do acidente que ela nunca contou pra ninguém e estava decidida a nunca contar. Mas acontece que a verdade sempre vem à tona, passe o tempo que passar. A partir daí a história começa a esquentar e nos são apresentados vários vestígios, vários pontos soltos para juntarmos, como peças de quebra-cabeça. Não há mentira perfeita, sempre haverá algum rastro deixado ao longo do caminho. Com o passar do tempo ela precisa ser sustentada e nem sempre as pessoas vão conseguir.

Claire nunca se conformou com a conquista da irmã, mas preferiu não valorizar demais o fato de Anne ter vencido aquela disputa.

Essas mentiras também envolve as pessoas que morreram e não podem mais buscar defesas então todas as consequências caem sobre Anne. Ela precisa decidir entre contar a verdade ou continuar sustentando algo algo que uma hora ou outra vai vir à tona.

Amei esse livro, espero que vocês gostem da resenha e leiam também. Visitem a autora no Instagram para conhecer mais um pouco do seu trabalho e para adquirir o livro! 

12 comentários:

  1. Ola!! Gostei muito da resenha! Muito obrigado por mostrares! <3
    Beijinhos :)

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Oi Monyque! Curti a sinopse e da relação das irmãs e Anne parece uma personagem que sofre bastante! Gostei da dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, é muito interessante a relação entre elas, espero que leia e goste tanto quanto eu :D
      Beijos

      Excluir
  3. Achei meio triste, a premissa é boa, mas não sei se leria agora haha

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente tem partes bem tristes, mas vale à pena ler :D
      Beijos

      Excluir
  4. Não conhecia a obra, mas amo um livro nacional!
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, eles precisam muito do nosso apoio :D
      Beijos

      Excluir