RESENHA LIVRO: "NOITES DE SOL", BRUNO BUCIS

Oi meus amores! Tava sumida aqui, me perdoem. Estava com os dias muito corridos devido aos estudos e trabalho. Mas estou de volta com a resenha de um livro super lindo do autor parceiro Bruno Bucis.



Sinopse:

A noite e o dia são coisas que só se misturam perfeitamente em dois lugares: no céu de Brasília e na mente de Soraya. Soraya, a Sol, é uma adolescente da periferia do Distrito Federal que narra os (poucos) altos e (muitos) baixos de seu último ano no ensino médio. Acompanhada de seus amigos que não são tão inseparáveis como ela imagina, a cada capítulo, Soraya descobre que amadurecer é mais difícil do que qualquer prova de gramática.

Em uma trilha sonora de clássicos da MPB, ela busca conforto para as mudanças que o tempo lhe traz, como: ver o namorado ir embora junto com o pôr do sol; ver amizades antigas se apagarem em uma noite; mas também ver brilhar a luz de novos amores a cada dia. Amores. No plural. Mesmo com o coração dividido, ela terá de aprender que a relação mais difícil de se administrar é consigo mesma.


Resenha:


A história é narrada por Soraya, uma adolescente - quase adulta, que conta como leva sua vida e um pouco sobre as pessoas que a cercam. Vive constantes situações embaraçosas, tristes e decepcionantes que surgem na vida de qualquer um e que devem ser superadas, mas a Sol prefere fazer drama. Ela começou a analisar as consequências de cada ato e percebeu que o término do namoro não era o fim da sua vida, mas o começo. Ou melhor, recomeço! Percebeu que muitas coisas tanto na aparência quanto no seu jeito de ser eram manipuladas pelo ex e resolveu fazer tudo conforme sua vontade.

Adotou uma aparência que condizia com o estereótipo de lésbica. Não costumava seguir os padrões da sociedade e era muito criticada por isso. Não é a menina mais bonita da escola, é aquela com uns quilinhos à mais e espinha na cara. Mas mesmo não tendo tanta beleza conseguiu namorar um ano e meio com Luiz, o colírio dos olhos das meninas. Até que um dia, Sol e o mundo dela desabou. Era nele que ela colocava todas as expectativas. Não demorou muito para superar aquela perda, mas ao vê-lo se exibindo na escola ao lado da garota mais popular a deixou desconcertada.

Não há nada mais bonito do que ver alguém investindo em você - muitas vezes quando nem você tem esperança.

Era filha de pais separados, morava numa periferia da Ceilândia. Não tinha luxo nenhum, mas também não passava necessidade. Ir à escola não era muito a sua praia, mas ao chegar lá juntava com seu grupinho a aprontava várias travessuras de crianças mesmo, mas eles se divertiam demais. Fernando, Dani, Pedro, Vanúzia e Sol eram inseparáveis. Até que um dia um deles diz que vai morar em outra cidade e essa informação acaba abalando o grupo. Depois Dani e Pedro tiveram um caso e ela engravidou, o que virou uma confusão e por fim Vanuzia interpreta errado uma situação e acaba fazendo besteira com sua melhor amiga.

Tudo sai fora do eixo e Soraya não é a melhor pessoa para lidar com esse tipo de coisa, aliás, não é uma boa pessoa para lidar com nada, simplesmente não sabe o que fazer e piora tudo. Para tentar esquecer o embaraço que sua vida se tornou resolve curtir com um carinha, mas na verdade ela gosta de outro, então já sabem no que dá né? E por aí vai.

Mas nem de longe essa é uma história ruim, pelo contrário, foi um livro que eu amei demais, fui devorando as páginas sem nem perceber. Me fez entender que nem tudo vai ter uma resposta imediata, mas a nossa reação define como ela vai ser.

Se apressar em fazer as coisas acontecerem não é uma boa escolha, se tiver que ser no momento certo será. E ao decorrer da leitura percebi que muitas coisas eu já sabia mas não praticava e fui aprendendo junto com Soraya essa prática. Me sentia parte do enredo e pude sentir a intensidade da personagem. As pessoas que a cercam não medem as palavras e isso machuca claro, mas não torna o centro da vida dela, ela finge não ouvir e segue com suas atividades, diante disso consegue de fato esquecer. E isso acaba irritando bem mais do que se ela tivesse revidado as ofensas.

Só tenho a agradecer ao Bruno é parabenizá-lo por esse livro maravilhoso. Amei demaaaaais!!! 


A vida é mal dividida. Nada acontece como esperamos. As coisas importantes são sempre mais curtas do que as aborrecidas e tudo acaba antes que se entenda direito o que aconteceu.


Não sabemos lidar com o que a vida nos prepara, somos apenas levados por ela.


Amenizava as palavras, como se, mudando as letras, o significado fosse ferir menos.

Para alguns sou uma privilegiada; para outros, uma inadequada. Nunca me encaixo.

26 comentários:

  1. Gostei muito do texto. :))


    Hoje:- Meus olhos vagueiam em teus lábios
    .
    Bjos
    Votos de excelente Segunda -Feira

    ResponderExcluir
  2. Olá Monyque
    Também estou numa "luta corporal" com as aulas e o trabalho ainda mais nesse finalzinho de entrega dos IRs :(
    Gostei bastante da sua resenha, o livro parece interessante, gosto de song book é bom se sentir parte do enredo.
    Não conhecia o livro nem o autor.
    Vai para minha lista dos desejados.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luliiii, correria né? Mas no final vai valer à pena hehe
      Que bom que gostou, espero que leia :D
      Beijos

      Excluir
  3. Oi! Fiquei apaixonada pela capa do livro. Parece ser bem legal, na verdade, hehe!

    Beijo!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
  4. Que história linda,adorei conhecer o livro de um escritor nacional, ótima indicação ❤
    www.blogsereiando.com

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa em ler essa obra depois da sua resenha.
    big beijos
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  6. Interessante a resenha. Se eu olhasse para essa capa, nem me chamaria a atenção o livro, mas até que achei a ideia bem legal.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Monyque tudo bem? A premissa do livro é bem interessante e gostei dos quotes que vc selecionou. A ambientação tb é bacana, gosto de livros que se passem no Brasil e a trilha sonora tb parece ótima <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi
    não conhecia, mas que bom que gostou, mas confesso que nesse primeiro momento não chamou muito a minha atenção, mas quem sabe futuramente endo outras resenhas.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Denise, cada livro tem seu momento de ser lido :D
      Beijos

      Excluir
  9. Não conhecia, mas parece bem bacana esse livro!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  10. Parece ser um livro bastante interessante.
    Parabéns pela resenha.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Parece um livro interessante, bem do universo adolescente que eu tanto amo.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir