5 DICAS PARA LER MAIS RÁPIDO


Olá pessoal, o post de hoje é à pedido da Mariana do blog Bolacha Maria. Espero que gostem e caso queiram sugerir posts fiquem à vontade, terei o maior prazer em respondê-los.

Ela disse que gostaria de ler mais livros durante o mês, mas não sabia como e me pediu para dar algumas dicas. Eu não leio taaaantos livros como gostaria mas acredito que com alguns itens que irei citar dá sim pra conseguir um número legal de lidos.


1. Se organizar

Todos nós temos muitas coisas pra fazer durante o dia, seja trabalho, faculdade ou tarefas de casa. Coisas que ocupam nosso tempo, mas quando planejamos o dia ele rende bem mais do que se possa imaginar. Por exemplo: quando estiver indo para o compromisso leia algumas páginas no caminho; quando tiver algum intervalo leia também. Seja 10 ou 15 minutos já ajuda bastante.


2. Ficar pensando na história

Isso é algo que faço e tem ajudado a ler mais. Depois que acabo de ler algumas páginas fico pensando na história e tentando imaginar o que vai acontecer mais à frente, daí quando chegar os minutinhos disponíveis farão com que você devora o livro, lendo mais páginas do que anteriormente. Acredite, é possível haha e dá pra entender super bem, a depender do livro claro, a leitura fluirá. E caso o livro não seja tão fácil de ler, pensar na história também vai ajudar, pois enquanto você está tentando entendê-lo no tempo livre, quando voltar a ler não precisará recuar algumas páginas, mas sim seguir adiante.


3. Ler silenciosamente

Já vi muitas pessoas que costumam ler em voz alta e que acaba deixando-a demorada. Se for o seu caso, tente ler silenciosamente que ela ficará mais rápida.


4. Utilize post-it 

Eu não tinha o hábito de utilizar post-it nas páginas onde achava as citações interessantes, costumava anotar em um caderninho e isso ocupava muito tempo fazendo com que eu lesse bem devagar. Depois que comecei a marcar as páginas as leituras ficaram mais aceleradas, daí depois que termino de ler é que vou anotar o que mais gostei.


5. Definir metas

Essa dica é para quem tem um tempo livre maior e mesmo assim não consegue ler muito. Comece dedicando uns 30 minutos exclusivos para a leitura, e durante esse tempo não pode ser interrompido por nada. É fundamental para ter uma conexão com a leitura e quando o tempo encerrar você vai querer continuar mergulhando na história e como tem tempo livre é só marcar mais 30 minutos, depois 1 hora e assim sucessivamente.

--

Essas foram minhas dicas que têm funcionado bastante, espero ter ajudado tanto a Mariana quanto aos demais que têm a mesma dificuldade. Qualquer dúvida é só deixar nos comentários.

27 comentários:

  1. Oi, Monyque
    Gostei bastante das suas dicas, apesar deu ter outros meios para ler mais, mas o fator principal é querer. Não adianta nada decidir ler mais de 6 livros por mês se a pessoa não se empenha, né?
    Beijos
    http://suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Miriã, fico feliz em saber que tem seus métodos :D
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Monyque!

    Adorei as dicas, uso mt delas, mas n tenho o costume de marcar nem anotar nada da leitura, isso n faz com que leia mais rapido ou mais devagar, mas sinto que essa falta me atrapalha na hora da resenha (isso justifica que esse ano eu tenha feito apenas UMA resenha)

    Bjooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que sim Fernanda, faça o teste de marcar os pontos que mais gostou, daí quando terminar a leitura pode voltar pra te auxiliar na resenha :)
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Monyque! Achei muito bacana e interessante as dicas. A parte de estabelecer metas não funciona comigo, por isso acho bacana tornar um habito a leitura, mas sem obrigação, senão pode acabar "caindo por terra" a dedicação.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi, então continue dessa forma para não te atrapalhar :D
      Beijos

      Excluir
  4. Eu preciso de dicas para ler mais devagar, quero devorar os livros no mesmo dia
    É muito amor por leitura hahaha ❤
    www.blogsereiando.com

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas! Preciso dedicar um tempinho pra leitura no meu dia-a-dia e acho que vou adotar essa prática do post-it.

    Um beijo!
    Hey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas =D Mas considero minha leitura bastante rápida, mas acredito que isso dependa do momento e do tempo de cada um.
    Algo que me ajuda bastante a ler rápido é não perder tempo, simplesmente ler, sem ficar pensando nas coisas ao meu redor e nem nas páginas que tenho que ler. Deixo apenas a leitura fluir =D

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do momento mesmo, ah amei sua dica hehe continue assim!
      Beijos

      Excluir
  7. Gostei das dicas Monyque. Leitura requer organização e estabelecer metas também para que tudo aconteça de forma fluída e agradável. Também conto bastante com a ajuda de post-its... Haha. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Amei as dicas! A organização é tudo para aproveitarmos o nosso tempo com a leitura.
    Tenho um dia muito corrido, mas sempre me organizo para ter um tempo livre para fazer o que amo: LER. Abraços!!

    http://www.embaixadoradedeusoficial.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa boa, encaixar a leitura no dia a dia é maravilhoso né hehe

      Excluir
  9. Bom dia:- Existe quem diga que um livro deve ser lido de 4 em 4 páginas. Será verdade?
    .
    * https://brincandocomaspalavrass.blogspot.com/ *

    ( Poetizando e Encantando )
    .
    Tenha um feliz domingo

    ResponderExcluir
  10. Adorei as suas dicas de leitura rápida, eu gosto de marcar as páginas com marcador ao invés de post-it. Ler em silêncio realmente é mais rápido do que em voz alta.
    Big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  11. Oi
    boas as dicas, quando o livro me conquista sempre fico pensando na história quando não posso ler, essa semana li só 60 páginas ao todo, voltou as aulas ai ficou corrido.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oii.
    Dicas ótimas.
    Isso realmente ajuda, viu?
    Quando quero terminar logo um livro eu me proponho metas de 100 páginas... ou menos dependendo do livro.
    Tento me focar também, se eu tiver um tempo livro deixo as séries de lado e só leio.

    Beijos,
    Keth

    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Amei as dicas e vou segui-las porque tenho tempo mas acabo dando mais prioridade para outras coisas - como ficar no instagram vendo fotos aleatórias kk - por isso precisava de um empurrãozinho para me focar nas leituras e diminuir minha pilha de leituras!

    beijos
    Tielle Soares
    https://atrasadaparaocha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oh! Muito muito obrigada por teres feito o post que sugeri!! Gostei imenso das dicas e sem dúvida que a chave de tudo é organização!

    Blog: http://bolacha-mariaa.blogspot.com/
    Projeto: http://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.com/

    ResponderExcluir