RESENHA LIVRO: "NO MEU LUGAR", TIARA FORTUNA

Olá meus amores, a resenha de hoje é de uma autora parceira, a Tiara. Espero que vocês gostem!


ONDE COMPRAR: 



A história se passa em Jiribatuba, interior da Bahia. É narrada em primeira pessoa por Aninha, uma adolescente de 14 anos que mora em Salvador e conta como está sendo suas férias nessa cidadezinha que tanto ama. Todos os anos ela, os pais e o irmão mais novo vão pra lá e se divertem muito. É um lugar que tem muitas histórias e lembranças boas. Seus avós são de lá e seus pais também se conheceram em Jiriba. Sem dúvidas tem um lugarzinho especial em seu coração. Sem falar nos amigos que tem lá, que esperam ansiosamente as festas de fim e ano para sua chegada.

Em Jiribatuba tem muitas coisas a se fazer, muitas praias para se banhar, principalmente porque é verão, tem tudo para ser a melhor férias de sua vida. Assim que chegaram, Aninha já foi atrás da turma para dar início aos passeios. Daiana, Jane e Cadu eram seus amigos mais antigos, mas dessa vez tinha mais gente. Joca e Maneca eram primos de Jane e Cadu, eles eram do Rio de Janeiro e também escolheram Jiriba para passarem as férias. Outra novidade é que Jane estava namorando e que Duquinho - primo de Aninha, também chegaria para se juntar a eles.


Não há melhor lugar no mundo para colocar pra fora a criança que há dentro de mim do que Jiribatuba. Aliás, é o lugar onde passei os melhores momentos da minha infância, por isso acho impossível recordar e não reviver momentos tão felizes e queridos pra mim.

Aninha evoluiu bastante desde a última vez que esteve em Jiribatuba. Os primeiros sinais da adolescência começaram a surgir e chamou a atenção de todos, principalmente de Maneca, um rapaz mais velho, muito bonito e metido a garanhão. Fez questão de paquerá-la na maior cara de pau e deixou bem claro que não iria desistir até ficar com ela. Só que ela não estava afim de ficar com ninguém, pois já teve uma experiência com outro garoto e achou meio estranho. E também não queria contrariar sua mãe, que lhe fez prometer que não ia se relacionar com ninguém da cidade. Se bem que Maneca não era de lá, mas mesmo assim ficar com ele não estava em seus planos, até porque a cidade era pequena e qualquer coisa era motivo de ficar falada.

Os dias estavam sendo cheios de aventuras, todos se divertiam muito, até mesmo os pais de Aninha que vez ou outra se juntavam nas brincadeiras. As investidas de Maneca estavam cada vez mais frequentes e a garota já estava considerando a possibilidade de dar uma chance, mas Cadu demonstrava não estar de acordo com aquilo e Aninha quis saber o porquê. Seu amigo alegou que Maneca só gostava de curtir com as meninas e Aninha não merecia isso. Ela ficou pensativa quanto ao assunto e percebeu que Cadu estava certo. Aninha observou que todas as meninas cobiçavam Maneca e ele gostava disso, mas mesmo assim ainda insistia em ficar com ela.

Nos momentos que não estava passeando, ela passava o tempo lendo um livro de Jane Austen. Era um romance que gostava muito. Com a leitura teve a ideia de armar para Joca e sua amiga Daiana ficarem, pois estavam afim um do outro mas nenhum tomava iniciativa, e pra isso foi pedir a ajuda de Cadu que se dispôs a ajudar sem problemas. Por conta disso, eles ficaram cada vez mais próximos e Aninha começou a notar que ele a olhava de um modo diferente, que era sempre muito atencioso, a tratava como uma princesa e ficava irritado quando Maneca se aproximava dela.


Acho que posso dizer que Jiriba é o meu primeiro amor e com certeza não existia lugar melhor no mundo para me apaixonar.

Como não percebeu isso antes? Cadu gostava dela. A descoberta deixou Aninha envergonhada e confusa ao mesmo tempo. Ela sentia algo diferente na presença dele e deixou o sentimento passar despercebido com tantas coisas ocupando sua mente. Só depois que Cadu lhe salvou de uma situação muito constrangedora foi que ela permitiu dar voz ao que estava sentindo. 

A verdade é que ele amava Aninha desde o verão passado, antes mesmo dela evoluir tanto, só que tinha medo de contar e abalar a amizade, então resolveu guardar pra si e muito bem guardado, pois ninguém havia percebido. Aninha também percebeu que gostava dele mas havia muitos obstáculos para ficarem juntos. Havia a distância, seus pais e uma série de outras coisas que faz a leitura ficar cada vez mais interessante. É algo que surpreende o leitor prendendo a atenção até o final. 

Uma história ma-ra-vi-lho-sa, ganhou meu coração facilmente. Me emocionei muito com as cenas, me surpreendi com a riqueza de detalhes do local. Nunca fui em Jiribatuba mas me senti lá e passei a amar esse lugar tanto quanto os personagens. Cada pedacinho foi descrito com muito carinho que dá até pra sentir. Os personagens são bem maduros pra idade deles, mas se divertem como as crianças que tem dentro de cada um. São pessoas inocentes, sem maldade alguma que descobrem um sentimento tão lindo e são submetidos a tomarem decisões nada fáceis, mas que encaram com tamanha sabedoria. Estou impressionada com esse livro e muito feliz por ter recebido da Tiara. Parabéns por esta obra linda e obrigada pela parceria!

Vale muito à pena ler esse livro, é uma leitura enriquecedora, aprendi muitas coisas que vou levar pra vida! 



28 comentários:

  1. Oi Monyque! Não conheço a autora, mas gostei da trama apresentada, mais ainda por ter um cenário nacional!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, espero que leia, vale muito à pena :)
      Beijos

      Excluir
  2. Que resenha linda. Amo seus textos. Amei o livro, já quero ler. Bjss

    www.historiasdaiza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha. Que lindo. Fiquei curiosa. Beijinho
    http://brevisfuse.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  4. uau, ótima resenha :o ; primeira vez que vejo uma resenha tão completa
    ADOREI* beijinho
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Helena fico muito feliz em saber disso, obrigada pelo carinho :)
      Beijos

      Excluir
  5. Maravilhosa publicação :))

    Hoje » Amplexos de amor

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta-Feira

    ResponderExcluir
  6. Que delicia o enredo do livro, parece uma história muito típica da infancia de alguém, sobretudo os nordestinos. Gostei muito Beijos Monalise
    https://www.dividindoexperiencias.com

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei a resenha, adoro livros que inspiram paixão e dão importância a determinado lugar não tão conhecido.
    Estou ansiosa para ler esse livro, sei que vou gostar muito. *--*
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não conhecia este livro

    r: Muito obrigada :)

    ResponderExcluir
  9. Parece uma estória leve e que pode nos remeter também a algumas vagas lembranças. Talvez seja aí que o leitor se identifique e se prenda
    à estória. :)

    Bjs!


    etudovaidade.com

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia essa história, mas eu gostei bastante do enredo e da sua resenha. <3
    Mil Beijos!
    https://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/2018/09/top-5-novidades-da-semana.html

    ResponderExcluir
  11. Oi Monyque eu não conhecia o livro e é ótimo quando gostamos do livro e é enriquecedor conforme mencionou.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Que resenha linda!!! Fiquei com muita vontade de ler o livro, principalmente por me identificar um pouco com a Aninha!

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  13. Mony!
    Esse livro parece ser lindo!
    Além de eu ter amado a capa, parece que ele faz pensar através de uma leitura "simples" mas me pareceu muito gostosa e com aquele gostinho de nostalgia
    Ah, Aninha... Ah, Cadu...
    Achei capa tão Ariana Grande? Adorei haha
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Pâm, é de um encanto sem igual, você vai amar fazer a leitura :)
      Beijos

      Excluir