RESENHA LIVRO: "MINHA MENTE ME ATORMENTA", EDNA NUNES


Onde comprar: Amazon 
Sinopse:


O que fazer quando a ilusão e o real se confundem? Como saber qual é o caminho certo para retomar sua vida? Este é o drama de Mirian Ramos, uma jovem escritora perdida entre um mundo imaginário e a realidade. Um acontecimento inesperado a faz perder parte da memória e ela se vê presa entre seu misterioso passado e um presente desafiador, beirando entre a loucura e a razão. Contudo, movida por seu amor por Roberto, ela luta para decifrar seus enigmas, numa trajetória árdua e de final incrivelmente surpreendente.

Resenha:



Mirian Ramos tem 21 anos, mora sozinha, não trabalha mas estuda. Não tem muitos amigos, apenas John. Ele é quem faz tudo por ela, estão sempre juntos. Conheceu Roberto na faculdade, ele dá aulas no curso de Direito. Quinze anos mais velho que ela, Roberto é um homem encantador, desde a primeira vez que o viu, Mirian ficou apaixonada e fez de tudo para chamar sua atenção. 

Suas tentativas foram bem sucedidas, logo tornaram-se amigos e em pouco tempo rolou entre eles o que ela tanto queria. Mal podia acreditar que tinha aquele homem todo para ela, mas quando não estavam juntos ela tinha muito medo dele se interessar por outra e deixá-la. Esse medo a dominava e a deixava obcecada. Ela mandava milhares de mensagens pra ele durante o dia, querendo controlar seus passos, mas Roberto é um homem muito ocupado e não pode estar dando atenção para ela o tempo inteiro, o que deixa Mirian transtornada. Mas sua raiva passa no momento em que ele está nos seus braços e supre suas carências.

John aconselha que ela mude essas atitudes, pois nenhum homem gosta de ser pressionado, principalmente Roberto que era muito cobiçado por todas. Seu amigo dizia que ele não a merecia e que ela deveria procurar alguém que lhe desse seu devido valor, John morria de ciúmes de Mirian e era capaz de fazer tudo para não vê-la sofrer. Só que Mirian estava cega e nada do que ele dissesse iria fazê-la desistir de tentar controlar seu amor. E foi ficando cada vez mais apegada a Roberto e tendo atitudes impulsivas sem pensar nas consequências que poderia surgir futuramente.

Ultimamente minha única rotina era pensar nele dia e noite e queria cada vez mais tê-lo por perto.

A história é narrada por Mirian e é dividida entre passado e presente. No passado ela conta sua história desde que conheceu Roberto, todas as loucuras que fez para conquistá-lo e a influência que John tinha sobre ela. Já no presente, ela conta como está sendo sua vida na clínica psiquiátrica, momento que fui pega de surpresa e fiquei curiosa pra saber o que tinha acontecido de fato para ela estar ali, algo que nem a própria Miriam sabe. Ela tenta descobrir através dos enfermeiros o motivo de ter sido internada, pois não consegue lembrar de muitas coisas, só sabe que fez algo muito grave. Desconfia que tentou matar o namorado, mas todos negam que tenha feito isso.

Ninguém vai lhe visitar, nem mesmo John. Será que fez algo contra ele também? Todos da clínica a tratam com ignorância e como se representasse uma ameaça, exceto Paulo, um psiquiatra que estava fazendo o possível para ajudá-la a sair daquele lugar que a deixava descontrolada ao invés de melhorar. 

Os momentos de loucura estavam cada vez mais constantes e Mirian não sabia mais o que era real e o que era imaginado. Ouvia e via nitidamente John e Roberto ao seu lado, mas Paulo dizia que desde que chegou lá ninguém foi visitá-la.

Eles me dopam o tempo todo e eu já não tenho noção do que é ilusão ou realidade.


Essa história é muito interessante e me deixou completamente perplexa com o desenvolvimento que a autora deu, os acontecimentos são inesperados e deixam o leitor surpreso. Tentei resenhá-lo com cuidado para não dar spoiler e espero que vocês tenham entendido mais ou menos o contexto da trama e tenham se interessado. Recomendo bastante, foi uma leitura que não fiquei perdida, pelo contrário, a cada página o leitor vai tendo pistas e podendo assim fazer suas suposições. E sabe aquele momento que parece ficar óbvio e de repente acontece uma reviravolta e nos deixa de boca aberta? MMMA é assim e o desfecho é muito convincente e impactante.

16 comentários:

  1. Não conhecia confesso mas fiquei bastante curiosa.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Publicação muito interessante:))

    "Dando asas ao coração"

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, fiquei bem curiosa pelo livro, não conhecia.
    Beijos

    www.glamour2.com

    ResponderExcluir
  4. Como assim você não vai contar como ela foi parar no centro psiquiátrica? Fiquei super curiosa agora! Hahah

    www.coisasdepriscila.com
    Instagram l Beijo.
    Nos encontramos toda seg, qua e sex.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensou haha vai ter que ler pra descobrir kkk vai gostar muito :D
      Beijos

      Excluir
  5. Amei a resenha, anotei o nome pra lê depois

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  6. Parece um livro muito interessante e com muitas reviravoltas, do jeito que eu gosto. Fiquei curiosa pra saber como ela foi parar na clínica.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, bem interessante a narrativa, leia que você vai amar :D
      beijos

      Excluir
  7. É impossível não se surpreender com o desfecho desse história, não é? Ele sempre está entre minhas principais indicações, amo muuuito ❤

    Beijos,
    www.estantedajosy.com.br

    ResponderExcluir