RESENHA LIVRO: "SUBMISSÃO", ROSANGELA CALDERARO


Cristine é de uma família de classe média, mora com os pais, com o irmão mais velho Gabriel e a caçula Victória. Seu pai era um homem ignorante e maltratava a todos, não aguentando mais viver daquela maneira saiu de casa junto com o irmão e foi atrás de emprego e uma faculdade. Lá conhecer Mila, sua colega de quarto, que lhe ajudou muito e até conseguiu um emprego pra ela como modelo de sua mãe. Conseguiu uma bolsa na faculdade e começou a curar Direito. 

Nos anos de curso passou passou por muitas situações constrangedoras. Cristine era dona de uma beleza fora do comum, uma morena invejada por todas as mulheres e desejada por todos os homens, inclusive por Leonardo, um rapaz de família rica que também cursava Direito mas já estava concluindo. Era um sedutor e tinha qualquer garota que desejasse, exceto Cristine, cada vez mais parecia estar longe de conseguir seduzi-la e desistiu de tentar quando começou a surgir alguns boatos desagradáveis sobre ela e seu amigo Diego. O máximo que conseguiu foi um beijo roubado em uma festa e depois disso nunca mais se viram.


O reencontro aconteceu anos depois, quando Cristine já havia se formado e era dona de um escritório de Advocacia, estava fazendo parceria com outro escritório, e advinha, é o de Leonardo. Ao se olharem relembraram aquele beijo que nunca foi apagado de suas memórias. Essa parceria possibilitou que eles se vissem com mais frequência, mas Cristine lutava para não ficar perto dele, pois temia se tornar uma submissa, assim como sua mãe. Sabia que Leonardo continuava um cafajeste, e não iria cair na lábia dele e de nenhum outro homem. Ela vivia para o trabalho e para a família que construiu junto com Diego e Mila.

Finalmente entregaria meu coração para ele. Que se danem as minhas inseguranças, meus medos e minha aversão à submissão, ele era certo, era o meu certo. E eu me perdi novamente.

Mas é claro que as tentativas de Cristine se afastar dele foram em vão. Ele sempre fazia de tudo para conquistá-la e quando não conseguiu mais se conter, entregou-se à paixão que há tempos tentou esconder. Ela continuava insegura mas Leonardo deixou de ser um cafajeste e tentava provar isso constantemente. A história vai se desenvolvendo com a participação de outros personagens: a irmã e mãe de Cristine, de Diego, Gabriel, Mila e outros que farão parte do desenrolar dos fatos.

Gostei bastante dessa construção da história envolvendo muitas outras pessoas para mostrar a evolução tanto de Cristine quanto de Leonardo. Ambos têm receios em suas vidas, mas não apenas na questão dos relacionamentos amorosos, mas também familiares, pessoais e profissionais. Eles buscam melhorar esses aspectos e os outros personagens são de extrema importância nesse desenvolvimento. A única coisa que me incomodou foi os palavrões que Leonardo usa a todo momento, mas fora isso a leitura foi agradável e bem interessante a maneira que a autora acrescentou as histórias dos outros personagens e não deixou a leitura massante, pelo contrário, conseguiu simplificar tudo e passar a devida mensagem.

32 comentários:

  1. interessante conhecer a história e os personagens apesar dos palavroes

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Achei a premissa bem clichê, mas acho que pelo que você falou mesmo assim a história pode ser bem interessante.

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro este tipo de romance bem clichê rs. Este reencontros depois de algum tempo aquecem o meu coração, fico extremamente curiosa com o que vem do antes e o depois, significa que o destino deles sempre foi estar juntos, mas algo os impediu temporariamente de estar.

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, o enredo parece ser bem envolvente.
    Beijos boa semana .
    bellapagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Achei interessante!

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parece uma história interessante! Adorei a resenha.

    Grande beijo, Franci.
    www.delirioscotidianos.com

    ResponderExcluir
  7. Este livro parece ser bom de se ler.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não é o tipo de livro que eu goste de ler, mas é bacana ver essas resenhas, sempre fico imaginando se virasse filme hehe :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Os palavrões também me incomodariam, mas num geral, parece mesmo uma boa leitura. Ótima indicação. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  10. Não é exatamente o tipo de livro que gosto de ler (amo um livro de suspense e policial haha), mas achei bem legal sua resenha, muito bem escrita.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo suspense policial haha mas me rendo a um romance também rsrs. Ah, obrigada, fico feliz que tenha gostado :D
      Beijos

      Excluir
  11. Confesso que este tipo de livro não faz muito o meu estilo,mais eu gostei bastante da sua resenha.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Faz tempo que não leio nada do gênero, gostei da dica.

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  13. Confesso que não conhecia este livro, mas gostei de ler a tua opinião :)

    ResponderExcluir
  14. Looks very interesting just from the cover of the book.

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  15. Ah que resenha mais linda, já quero esse livro!!

    ResponderExcluir