VOCÊ É COMPLETO OU UM QUASE COMPLETO?


Fantasia * Editora Arqueiro * Felippe Barbosa * 282 páginas * 5 🌟 * Onde comprar: Amazon

Sinopse:


O Quase Doutor é um renomado cardiologista que passa os dias em um hospital, mas no fundo é um artista frustrado. A Quase Viúva é uma professora que está de licença do trabalho para ficar com o noivo, em coma após um grave acidente. O Quase Repórter é um jornalista decepcionado com a profissão que sofre há mais de um ano pelo suicídio da esposa. A princípio, a única coisa que essas pessoas têm em comum é a sensação de incompletude e de desilusão com a vida. Até que, um dia, o Quase Doutor é persuadido por um velho desconhecido a embarcar com ele em um ônibus rumo a uma jornada para se reconciliar com seu passado. Logo a viagem se transforma em uma aventura extraordinária e, em meio a fenômenos como uma chuva de estrelas cadentes, ele precisa fazer escolhas que mudarão seu destino para sempre.
Enquanto isso, eventos misteriosos levam a Quase Viúva a suspeitar que alguém dentro do hospital quer matar seu noivo e uma pesquisa minuciosa do Quase Repórter revela que sua esposa pode ter sido assassinada. Quando os dois tentam descobrir a verdade sobre seus amados, tudo leva a crer que a resposta está dentro do ônibus do Quase Doutor. Reunidos num lugar que nunca imaginaram existir, os três serão forçados a enfrentar seus maiores medos e verão que, para se tornarem completos, precisarão encarar a batalha mais difícil de todas: aquela que travamos com nós mesmos.



Resenha:

Este livro conta a história de um quase doutor, um quase repórter e uma quase viúva. Três pessoas com vidas e objetivos diferentes que têm apenas em comum o jeito equivocado de fazer as coisas. Ao longo de suas vidas tomaram decisões com base no que os outros achavam que era o melhor e não seguiam o desejo do coração. Durante um tempo estava tudo nos conformes, porém, chega um dia em que a consciência pesa e por não sentir aquela paixão pelo que faz. 

Otávio se formou em medicina, mas seu sonho sempre foi ser pintor e as críticas que recebia não permitiram que ele fosse em busca desse sonho. Assim como sua vida profissional, seu relacionamento também foi moldado por seus familiares e amigos. Verônica estava noiva do homem que achava ser o amor da sua vida, "foram feitos um para o outro" era o que diziam e porque não atender o desejo daqueles que "torciam" pela sua felicidade? Victor amava o jornalismo, mas no jornal em que trabalhava não tinha a liberdade de escrever o que quisesse, que nada mais era do que a verdade dos fatos muitas vezes mascarados pelos demais. Ele não podia expressar seu ponto de vista, tinha apenas que escrever algo que lucrasse para seu chefe e por muito tempo calou sua voz, seus desejos, para seguir ordens.
Existe uma grande diferença entre estar plenamente satisfeito com sua vida e estar meramente conformado

As vendas dos olhos desses personagens caíram quando algumas coisas aconteceram em suas vidas que lhes deram um choque de realidade e os fizeram despertar para seus propósitos. E aí que entra a fantasia, coisas fora da nossa realidade acontecem e são inseridas em suas vidas.

Otávio ao sair para trabalhar, pega um ônibus que o leva a outro destino para fazê-lo buscar respostas e soluções para os problemas que está enfrentando. Verônica está nos preparativos para o casamento quando recebe a notícia de que seu noivo sofreu uma acidente e está em coma. Victor perdeu a esposa em um suposto acidente, que a perícia constatou tratar-se de suicídio. 


Agora os três precisam parar e refletir que rumo darão em seus destinos. Independente da decisão terão consequências, mas todas elas servirão de aprendizado e proporcionarão amadurecimento. A princípio julguei não fazer sentido relatar histórias distintas, ficava a todo instante procurando onde elas iriam se relacionar que nem sequer me dei conta de que desde o início já haviam sinais, a cada página possuíam peças do quebra-cabeça e eu precisei voltar para associar. E a partir daí se tornou meu favorito da vida.


A relação entre a vida deles é muito interessante, imaginei várias maneiras de acontecer e nenhuma delas seria tão perfeita quanto a que Felippe desenvolveu. Uma narrativa excepcional, há muitas mensagens nas entrelinhas e a cada descoberta é um suspiro e sorriso bobo de ter entendido o sentido da coisa. E o mais importante: me fez perceber quais pontos da minha vida são moldados por mim ou se há interferência dos outros.

Nunca se limite ao "quase". Não há nada mais deprimente do que beirar um sonho e jamais tentar alcançá-lo. A arte é o que te completa. O que te preenche. Isso quer dizer que, se você escolher ser um "quase artista", você será um "quase completo". E sendo um "quase completo", você será sempre um quase feliz.


E você? É um completo ou um quase completo? 





Vencedor do Prêmio Pólen de Literatura, nasceu em 1996 em Uberlândia, Minas Gerais, onde mora até hoje. Se formou em Direito em 2017, e desde 2016 íntegra integra o canal do YouTube Toga Voadora. 


18 comentários:

  1. Já tinha visto a capa desse livro, mas não sabia do que se tratava, agora já quero super ler. Acho que é muito minha cara!!!

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que ótimo, então leia, vai amar hehe. Depois me conta o que achou!
      Beijos

      Excluir
  2. ah adorei conhecer esse livro pela sua resenha, parece msm ótimo e ja fiquei curiosa pra ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Adorei a história, parece bem interessante! Vou adicionar a minha lista de leituras. :)

    Grande beijo, Fran.
    www.delirioscotidianos.com

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca havia parado para ler uma resenha dele.
    Eu gostei muito da premissa, dos quases, acho que deve ser muito reflexivo, por tratar da nossa incompletude em alguma área da nossa vida.... me interessei bastante.

    Bjuu ♥
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tinha ouvido falar sobre este livro,mais fiquei bastante interessada em ler o mesmo.
    Ótima resenha.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar desse livro, que capa mais linda! Ótima resenha!

    https://eueminhaestupidez.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Parece ser interessante e com certeza faz pensar!

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu não estou no clima para livros de romance ultimamente, acho que só vou retomar as leituras depois que concluir meu TCC. #tenso

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é a correria, espero que leia quando puder, é uma fantasia muito boa :)
      Beijos

      Excluir