VOCÊ PERSISTE OU DESISTE DOS SEUS SONHOS?


Editora Intrínseca * Maurício Gomyde * 265 páginas * 5 🌟 * Onde comprar: Amazon

Sinopse:
Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de seus sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.


Resenha: 

Pedro tem 25 anos e foi diagnosticado com uma doença degenerativa que o levaria à cegueira e conviver com isso era a maior angústia. O jovem era apaixonado por cinema e desejava filmar um roteiro que surpreendesse a todos e conquistar um prêmio, porém, cada dia que passava ficava cada vez mais distante, sendo considerado impossível por muitos.


Ele trabalhava em um café e lá tinha uma sala de cinema, onde todo dia exibia filmes fantásticos, mas infelizmente não aparecia quase ninguém e os que iam ou não prestavam atenção ou não comentavam nada. Isso deixava Pedro frustrado, mas ele não desistia, acreditava que em algum momento aquela sala iria lotar.


Poucas pessoas sabem como é ser sacaneado dia e noite, e precisei aprender a relaxar. Não dá pra brigar contra o mundo e contra a natureza.

Era um pessoa muito intensa que ansiava experimentar tudo que de bom que a vida tinha a lhe oferecer e que não seria possível quando não pudesse mais enxergar (em sua concepção) e por isso saía tanto só quanto com alguns amigos inseparáveis para tentar adquirir uma alegria imensa capaz de não abandoná-lo quando o pior dia chegasse.

Mayla, Fit e Cristal foram fundamentais para Pedro não desmoronar. Ainda teve um romance com Cristal, que estava se empenhando em fazê-lo feliz e contribuir para a realização de seu maior sonho. Como se não bastasse houve a separação de seus pais que o deixou muito abalado emocionalmente. E para colocar os pensamentos em ordem resolve viajar para a casa de sua avó, aproveitaria também para tentar descobrir os mistérios que envolve um colar que ganhou dela.

E nessa ida ele vai se conhecer bastante e descobrir muito além do que desejava. Seus amigos embarcam junto com ele nessa aventura e também se reconstruirão. É um livro que faz jus ao nome. Ele fala de sonhos, crenças, amizades, diferença entre paixão e amor, família, união, e ressalta a importância de observar as coisas simples e persistir naquilo que deseja independente do que os outros vão achar e mesmo que digam que você não é capaz. O grande desafios de Pedro é enxergar com os olhos da alma, algo que nossos olhos "físicos" não conseguem ver. 

Você persiste ou desiste?
Achava que o cinema não havia sido feito para retratar aspectos sombrios da vida. Na qualidade de cineasta, por mais que concedesse valor a todos os gêneros do cinema, não conseguia se imaginar filmando algo que não plantasse no espectador o senso da felicidade.








Nasceu em São Paulo e desde os três anos de idade vive em Brasília - "disparado a cidade mais bonita do mundo". Surpreendente! É seu sexto romance. Além de escritor, ele também é compositor e baterista.

15 comentários:

  1. Oi Monyque!
    Eu simplesmente amo demais essa história.O Gomyde está se tornando um dos meus autores preferidos em termos de romance nacional.Ele tem uma sensibilidade muito grande nas suas histórias.
    Já leu o novo livro dele,Todo O Tempo do Mundo?É maravilhoso demais!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudio, que bom que também gostou dos livros dele. Já li sim Todo o Tempo do Mundo e amei muito, ele é muito talentoso :D
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Monyque tudo bem?
    Feliz Ano Novo.
    Do auotr há alguns anos atrás li A máquina de contar histórias e na época gostei muito da leitura. Desse livro já li algumas resenhas positivas.
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline tudo bem sim e contigo? Que bom que já leu outra obra do autor, tenho certeza que vai amar esse :)
      Beijos

      Excluir
  3. adorei conhecer esse livro, achei a historia mt bonita e cheia de esperança

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, espero que leia. Ele é realmente surpreendente!!
      Beijos

      Excluir
  4. Bom dia. Excelente postagem:))

    Hoje:- Embriagada na saudade da distancia.

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda-Feira.

    ResponderExcluir
  5. Acho maravilhoso quem não desiste dos seus sonhos e quem acredita quem um dia dá certo!! Otimismo sempre!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Gosto desse universo que fala de cinema, achei super interessante a premissa do livro. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é incrível Paula, espero que leia e se encante :D
      Beijos

      Excluir
  7. Nossa, fiquei muito curiosa sobre o livro. Parece ser muito bom.
    Ps: adorei seu blog e vou voltar aqui mais vezes <3
    beijos, iza
    https://meioruiva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom sim, espero que leia. Fico feliz em saber que gostou, volte sempre :)
      Beijos

      Excluir

  8. Já me empolguei com essa pergunta...Amei Nick. O blog está ficando cada dia mais movimentado. UM bom lutador nunca desiste de suas batalhas.

    ResponderExcluir