COMO SE TORNAR UM LÍDER SERVIDOR


* Administração e Negócios * Editora Sextante * James C. Hunter * 144 páginas * 5 🌟 Onde comprar: Amazon (ao comprar com este link você ajuda na manutenção do blog)


Sinopse:



Este livro de James C. Hunter, 'Como se tornar um líder servidor', tem dois objetivos - o primeiro é compilar de maneira simples, concisa e clara os princípios da liderança servidora apresentados em seu livro anterior. O segundo é proporcionar um guia que facilite a aplicação desses princípios em sua vida e no trabalho. O autor acredita que liderar não é ser 'chefe'. Liderar é servir. Embora 'servir' tenha uma conotação de fraqueza para alguns, a liderança servidora pode ter um impacto positivo em nosso desempenho como pais, treinadores, cônjuges, professores, pastores ou gerentes - afinal, todos querem se tornar os líderes que as pessoas precisam e merecem. Falando sobre sua própria experiência e citando clientes e personalidades como Jesus, Gandhi e Jack Welch, James Hunter sustenta que 'liderar é inspirar e influenciar pessoas a fazerem a coisa certa, de preferência entusiasticamente e visando o bem comum'. Este livro mostra que o desenvolvimento de liderança e a construção do caráter são a mesma coisa - ambos exigem mudança. Os princípios da liderança servidora podem ser aprendidos e aplicados por quem tem a vontade e a intenção de mudar, crescer e melhorar.


Resenha:

Neste livro vamos entender o que é ser um líder, quais resultados se tem ao exercer poder e autoridade sobre as pessoas. Como é desenvolvida a gentileza pelo próximo e como emanar sentimentos bons. Fala também sobre a natureza humana, sobre mudanças, caráter, personalidade, responsabilidade, inteligência emocional e motivação.

Com exemplos reais, o autor vai narrando o comportamento de alguém que quer ser ou já é um líder e apresenta a diferença entre liderar e impor regras. Quando falo em liderar não me refiro apenas a gestores de grandes empresas, mas a qualquer pessoa que tenha um pequeno negócio ou que deseja criar e até mesmo para quem tem um relacionamento diário com muitas pessoas.

Autoridade envolve a habilidade de levar os outros a fazerem de bom grado a sua vontade. O poder pode ser comprado e vendido, dado e tirado.

Lidar com gente é algo que requer muita paciência e atenção para o que vai fazer ou falar, pois qualquer coisa pode ser mal interpretada e gerar uma série de conflitos. Nesse livro vamos aprender a desempenhar um papel de liderança perante a sociedade, a saber representar algo que acreditamos e a responder uma critica da maneira correta.

James vai apresentar diversas situações e mostrar como se comportar em cada uma delas e sob a perspectiva de todas as partes, o que é extremamente importante, afinal, há dois lados da moeda, e nenhum pode ser ignorado e a partir daí você pode fazer suas conclusões.

O desenvolvimento da liderança servidora exige muita motivação, feedback e prática intensiva na vida cotidiana. O que vale é a motivação para mudar e crescer.

Esse livro pra mim foi maravilhoso, estava vivendo alguns conflitos no local de trabalho e a todo tempo me questionava se minhas atitudes estavam corretas e pude entender exatamente tudo que queria e descobrir outras coisas mais que nem imaginava.

Como se tornar um líder servidor apareceu pra mim "de repente" numa hora em que precisava muito dele. Foi um evento de sincronicidade, eu coto sobre o termo lá no blog da Ju, onde sou colaboradora. Vão lá conferir!

Quando nos candidatamos a ser o líder, as necessidades de outras pessoas tornam-se a coisa mais importante na escala de prioridades.

22 comentários:

  1. Recentemente eu estou bem aberta para esse estilo de leitura, de liderança e finanças, até porque e cheguei em uma fase que saber deste principios é primordial para sua existência na terra hahaha. Eu já tinha ouvido falar sobre ele, e parece ser muito bom mesmo por aprofundar em um assunto interessante de uma maneira tão objetiva.

    *já estou seguindo o blog*

    http://www.dosedeestrela.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Samanta, é muito importante estarmos cientes do nosso papel perante as pessoas, isso nos torna seres humanos cada vez mais evoluídos. Espero que leia e goste bastante :)

      Excluir
  2. Bem interessante o assunto do livro.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, ainda não conhecia o livro mais lendo um pouco pude perceber que ele traz dicas e experiencias valiosas para aqueles que querer ser líder um dia.
    Beijos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia esse livro e fiquei com muita vontade de ler, é um assunto muito bom pra qualquer pessoa que tenha essa ideia de liderança servidora. Jesus é o maior exemplo disso, não é? Obrigada pela resenha, eu amei! Beijos, espelho do Reino <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Erika, no livro cita as passagens de Jesus para retratar que foi o maior líder e o exemplo que nos deixou para seguirmos. Eu que agradeço pelo carinho flor, assim que ler me conta o que achou tá?
      Beijos

      Excluir
  5. Que interessante, não conheço esse livro mas já adorei a indicação e os elogios que fez sobre a obra.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Monyque! Tudo bem?
    Eu já li o Monge e o Executivo quando estava na faculdade e gostei muito.
    Ainda não li esse livro, já entrou na minha lista aqui.
    Beijos
    https://www.edarosa.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah então vai gostar desse com certeza, ele é meio que uma extensão do outro :)
      Beijos

      Excluir
  7. Quando eu fazia faculdade de administração estudei sobre liderança e gestão, e realmente, muitos líderes se tornam pessoas amargas e tiranas, tenho certeza que esse livro é de grande aprendizagem.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Leslie, infelizmente né? Mas nós podemos agir da maneira correta e servirmos de exemplo para eles reavaliarem sua postura :)
      Beijos

      Excluir
  8. Olá, Monyque.
    Eu não gosto de livros de não-ficção, por isso acho que não leria ele. Mas que bom que gostou tanto.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que pena Sil, quem sabe em um outro momento né? :)

      Excluir
  9. Olá Mo, tudo bem?

    Confesso que ainda não tinha me interessado por este livro, mas depois de sua resenha me deu muita vontade de ler <3
    E acho que ajudam em nossos crescimentos pessoais também né?!

    Beijinhossss, Tham
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que coisa boa, fico feliz em saber. Sim, ele ajuda muito no nosso desenvolvimento :)
      Beijos

      Excluir
  10. Gostei muito da dica do livro, inclusive acho que preciso realmente dessa leitura. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir