EXPERIÊNCIA DE RELER LIVROS

Olá meus amores, tudo bem com vocês? Hoje eu vim falar sobre releituras e quero muito saber da experiência de vocês, espero que gostem!

Logo no início da minha "carreira" de leitora eu comprava vários e lia um atrás do outro, até que em um momento não tinha grana pra comprar, mas não podia ficar sem ler, então minha mãe disse "leia um desses de novo" e eu pensei "qual a graça? Já sei a história de trás pra frente", mas resolvi ler mesmo assim e foi aí que me surpreendi, porque apesar de realmente saber o que iria acontecer eu percebi coisas que antes passaram despercebidas e pude enxergar com outro olhar algumas situações e no fim passei a amar mais ainda o livro do que na primeira vez que li. 


Depois disso fiquei super empolgada e fui reler outro, mas a experiência não foi a mesma do anterior. Este era um livro que amava muito e quando li pela segunda vez passei a não gostar tanto. Mas porquê? Não sei :( O que antes tinha sido uma leitura fluida e agradável, passou a ser arrastada e sem muito sentido, acabei largando na metade com medo de mudar por completo minhas observações sobre ele. E pensei "nunca mais irei reler livros".

Só que isso ficou martelando na minha cabeça e como curiosa que sou resolvi entender o motivo de ter acontecido isso. Perguntei pra várias pessoas sobre o assunto e grande maioria disse que ama reler livros porque sempre vê algo novo  e tem um sentimento diferente. E daí pensei "então o problema está comigo" rsrs. E realmente estava, pelo menos nesse caso. 

Acontece que ao pegar um livro que já tinha lido eu repassava toda história, via os pontos negativos, positivos e todas as considerações que já tinha feito e depois começava a ler, então eu meio que "travava" a mente para ver coisas novas porque já tinha tudo formado. Na primeira vez que reli estava aberta ao novo, mas depois já passei a dar uma de "sei tudo que vai acontecer" e não deixava fluir. 

Então fiz novamente o teste e tirei essas exigências da mente. Resultado? Fluiu muito bem e pude ter uma outra perspectiva, e a partir daí, depois da leitura, pude comparar à primeira e somar as experiências. Achei o assunto interessante pra compartilhar com vocês, se alguém já passou ou está passando por isso não deixe de me contar como lidou com a situação. 


LIVROS QUE JÁ RELI ESSE ANO:





OBS: Se desejarem adquirir o livro é só clicar na foto que vocês serão redirecionados para a página. Lembrando que ao comprar através do meu link vocês me ajudam na manutenção do blog!

24 comentários:

  1. Confesso que não curto reler livros, mas quando não se tem grana para comprar mais, o melhor é dar uma fuçada na estante e achar aquele livro que você nem lembra mais da história XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom mesmo deixar esquecer um pouco alguns detalhes pra poder reler, e eu comecei a reler quando não tinha grana pra comprar mais também rsrs

      Excluir
  2. eu não reli nenhum ainda! vai ver que ainda por não ter acontecido de ficar sem livros pra ler. mas pretendo ler E o vento levou pq me arrebatou e vi o filme várias vezes e com o livro quero fazer o mesmo rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, então quando reler me conta como foi sua experiência :D

      Excluir
  3. Nunca reli um livro, mas faria numa boa! xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. Olá, Monyque.
    Eu só comecei a comprar livros depois que comecei a trabalhar, por isso passei mais de dez anos pegando livros emprestados na biblioteca e quando acabavam os livros eu relia. Tem livros que cheguei a ler umas dez vezes hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Olá, adorei conhecer os livros, gostaria de ler o do Augusto Cury.
    Beijos

    www.byglamour.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Monique!
    Eu relia mais livros nessa época em que tinha poucos, sabe?
    Hj em dia dou preferência para novas leituras. Mas gostava de reler os melhores sim!
    O futuro da humanidade eu amo!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem, fica difícil mesmo reler com tantos pra ler rsrs
      Beijos

      Excluir
  7. Confesso que não costumo reler livros, tenho o vício de procurar sempre por histórias novas!
    Beijinhos*

    https://little-cherry-wine.blogspot.com/2019/03/e-preciso-parar-este-ritmo-de-vida.html

    ResponderExcluir
  8. Queria muito ler esse livro do Augusto Cury, deve ser maravilhoso.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu vivo relendo livros, acho interessante relembrar a história ou reler a partes preferidas, é alo que faço sempre e amo a sensação.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  10. Olá Monyque,

    Já reli alguns livro e acho que fica até melhor, conseguimos analisar outas coisas que a curiosidade da primeira leitura no tira...ótimo post...bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oie!

    Eu também era assim! kkk Quando era criança também não tinha vaaaarios livros a minha disposição, e como gostava demais de ler, acabava lendo várias vezes um mesmo livro kkk.
    Na época, eu achava até legal, e gostava de reler os livros que eu tinha gostado, porém hoje em dia eu acho que não consigo mais fazer isso... talvez porque eu tenha TANTOS livros pra ler, que acho que seria uma "perda de tempo" reler algum, mas sei lá!

    Bjus
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia é mais complicado mesmo, a lista só aumenta e não da pra reler sempre kkk mas fica ai um desafio pra tentar fazer e ter essa experiência, se reler algum esse ano volta aqui pra me contar :D
      Beijos

      Excluir
  12. Eu releio, tenho livros que já li 5, 6 vezes. Mas só os preferidos.

    cobaiaamiga.com

    ResponderExcluir