DESPERTE SUA CRIATIVIDADE



Criatividade segundo o dicionário é a qualidade ou característica de quem ou do que é criativo. É a inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc.

Ou seja, a criatividade diferente do que muitos pensam não é algo que obrigatoriamente já nasce com a pessoa. Em alguns casos sim, muitos nascem com um dom de fazer algo e com uma habilidade muito aguçada. Já outros que não nasceram com algum dom mas que gostam de fazer algo podem sim ser bastante criativos. De que forma? Buscando atividades que despertem e torná-las um hábito.


Onde comprar: Amazon 

Esse livro é fundamental para aqueles que já são criativos como também para quem está buscando a criatividade. É uma leitura fluida e divertida, o autor é bem direto e claro na mensagem que quer passar, sem delongas ele informa tudo que é necessário nessa jornada criativa. 

É um livro pra deixar na cabeceira e estar sempre consultando para conferir se já evoluiu e no que precisa melhorar. Vou listar algumas atividades citadas no livro que precisam ser inseridas na sua rotina diariamente para que você desperte sua criatividade.

ATIVIDADES QUE DESPERTAM A CRIATIVIDADE

1. Faça o trabalho que você quer ver pronto

Você já deve ter ouvido aquela frase "seja a mudança que quer ver no mundo", pois bem, da mesma forma é com os trabalhos que você vai desenvolver. Você deve produzir aquilo que gostaria de ver, seja um livro, filme, música. Qual livro gostaria de ler? Como algum filme deveria ser produzido? Qual mensagem uma música deveria passar? Que nova cor de esmalte você gostaria que fosse lançada? Qual estilo de make na sua opinião seria tendência? E aquela roupa que você customizou, porque não divulga? Crie você mesmo. Comece agora.

2. Escreva suas ideias no papel

No livro o autor menciona que o computador é bom para editar as ideias, mas que elas devem ser criadas no papel, pois o computador estimula o perfeccionista a editar até excluir. O eletrônico não é bom para gerar novas ideias, somente para editar e alinhas. Então crie o hábito de escrever, de dar forma as suas ideias com sua própria letra. Além disso estudo comprovam que quando você escreve tem mais chances de fixar no cérebro e assim essa ideia criar forma.

3. Sente para fazer nada

Nesse momento em que vivemos o excesso de informações nos angustia e é muito importante reservar alguns minutos ou algumas horas para fazer absolutamente nada. Ficar olhando pra o teto em silêncio ou meditar. Esvaziar a mente de tudo que está acontecendo ao redor e simplesmente relaxar, essa prática ajuda a recarregar as energias e não acumular sentimentos negativos.


4. Mantenha todas as suas paixões na vida

Quando estamos em um processo criativo ouvimos muito sobre definir um assunto e deixar os demais de lado, mas não significa dizer que devemos excluir, isso pode ser prejudicial e causar um bloqueio criativo. Se você precisa escolher um nicho para criar um blog por exemplo e gosta de duas coisas totalmente diferentes, precisa analisar bem qual dessas coisas será mais relevante naquele momento, mas não precisa esquecer o outro desejo. Pelo contrário, você precisa estudar alguma forma de conseguir encaixar aquilo mais à frente, adequar com aquilo que você já faz.

5. Passe algum tempo em outra terra

O que você não está acostumado a fazer? Tire um tempinho para encaixar isso no seu dia. Você precisa sair da rotina, da famosa zona de conforto. Sua mente já está habituada as atividades diárias, faça algo fora do planejamento e veja a diferença. Acorde mais cedo e faça alguma atividade física, vá ver o pôr do sol na pracinha perto de casa, vá tomar um banho de mar no horário do almoço... há muitas coisas novas que você pode fazer.

6. Fique perto de pessoas que sabem mais do que você

O autor diz que se você perceber que é a pessoa mais talentosa em um lugar está na hora de procurar outro lugar. Para crescer você precisa estar perto de quem sabe mais, de quem está à frente. Dessa forma conseguirá enxergar além e caminhar em linha reta. Mas também não vai excluir aqueles que sabem menos, quando estiver junto deles ensine-os a crescer também. Um ajudando o outro faz com que ambos cheguem mais rápido ao destino desejado.


QUOTES DO LIVRO
Ver a si mesmo como parte de uma linguagem criativa o ajudará a sentir-se menos sozinho enquanto você começa a desenvolver o seu próprio trabalho.

Você tem que ser curioso com relação ao mundo em que vive. Confira. Investigue cada referência. Vá mais fundo do que qualquer outro - é assim que você irá em frente. 

A criatividade não é apenas o que escolhemos usar, são as coisas que escolhemos deixar de fora. Escolha com sabedoria. E divirta-se. 



O que vocês acharam do post? Foi útil? Já conheciam esse livro? Me contem tudo nos comentários! O autor também possui outro livro chamado Mostre Seu Trabalho, assim que eu ler conto pra vocês.


13 comentários:

  1. Nossa que livro diferente eu li sente para não fazer nada e fiquei ué? rs
    Realmente faz sentido a gente ficar só fazendo nada, ouvir uma música e meditar.
    Eu quanto to bem estressada ou cansada eu pego coloco música para meditar e fecho os olhos por alguns minutos ajuda muito é bom até pra dormir tranuila.
    Beijos
    https://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade rsrs, algo que parece sem sentido faz tanta diferença :)
      Beijos

      Excluir
  2. Nossa que livro diferente eu li sente para não fazer nada e fiquei ué? rs
    Realmente faz sentido a gente ficar só fazendo nada, ouvir uma música e meditar.
    Eu quanto to bem estressada ou cansada eu pego coloco música para meditar e fecho os olhos por alguns minutos ajuda muito é bom até pra dormir tranuila.
    Beijos
    https://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  3. Muito boa as dicas. Realmente escrever o livro que eu quero ler é a melhor ideia, pois tentar agradar com outras ideias acaba sendo pior

    ResponderExcluir
  4. Escrever as ideias no papel é algo q me ajuda demais. Parece que as coisas fluem melhor.
    www.verdeveggie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Tenho saudades de ter tempo para colocar a minha criatividade em prática! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Bem interessante o livro.
    Boa semana!


    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro e já quero ir a correr comprá-lo!
    Acho que o mais difícil nisto do processo criativo é mesmo começar...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que ótimo, tenho certeza que vai amar. Sim, é verdade, é só começar :D
      Beijos

      Excluir