FERRAMENTAS PARA UM ASPIRANTE A ESCRITOR


Autobiografia * Editora Suma das Letras * Stephen King * 256 páginas * 5 🌟 * Onde comprar: Amazon


Sinopse:
Sobre a Escrita traz uma visão prática da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir. Mas este é também um relato pessoal; Stephen bandida seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início de carreira: os livros e filmes que o influenciaram; o processo criativo de transformar uma ideia em livro; os acontecimentos que inspiraram seus primeiros sucessos.


Resenha:

O livro é dividido em três partes. Em uma ele relata fatos da sua vida que influenciaram em sua carreira. Em outra conta a parte teórica e prática de escrita, mostrando que não há mistérios mas sim dedicação. E por último fala sobre o acidente que quase o matou e modificou sua vida. Como aquela tragédia permitiu que ele tivesse inspiração.

Stephen auxilia os escritores no ofício de escrever através de suas experiências, nos apresentando tudo aquilo que deu certo pra ele. É bem direto e realista, aborda coisas que parecem tão óbvias mas que pelo menos eu não havia percebido antes. E na medida que fui conhecendo a história dele lembrei de momentos que passei que daria uma boa história e eu não deu a devida importância.

Ele nos mostra que sabemos sim sobre o que escrever e como escrever, mas precisamos assumir isso e deixar fluir, depois de tudo pronto é que vamos ajudar melhorando aquilo que não ficou tão bom e assim por diante. 


Escrever é um trabalho solitário. Ter alguém que acredita em você faz muita diferença. Eles não precisam fazer discursos motivacionais. Basta acreditar.


Quando você escreve, está contando uma história para si mesmo. Quando reescreve, o mais importante é cortar tudo que não faz parte da história.

A boa escrita costuma vir aí deixarmos o medo e a afetação de lado. A boa escrita também vem de fazer boas escolhas na hora de separar as ferramentas com que você planeja trabalhar.




Sobre o autor:

Escritor norte-americano, reconhecido como um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. Os seus livros já venderam quase 400 milhões de cópias, com publicações em mais de 40 países.

16 comentários:

  1. Livro com uma premissa ótima, principalmente por ter um autor tão aclamado!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  2. Deve ser uma ótima leitura, já que Stephen King é um autor incrível.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  3. Parece ser bom!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderExcluir
  4. Parece ser ótimo, é uma boa leitura

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Oi
    que bom que gostou do livro, nunca li nada do autor e legal que nesse ele os leitores podem pegar dicas com um autor renomado e também é interessante para saber um pouco mais do autor.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, esse é o único que li porque está relacionado à leitura, mas os outros de terror não curto muito rsrs

      Excluir
  6. Bela publicação:))

    Com as férias em "banho maria"...já sentíamos saudades vossas e resolvemos dar notícias, até porque, merecem toda a nossa consideração. Esperamos que estejam todos bem. Do nosso querido poeta, Gil António -Amor livre, sem amarras

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça-Feira

    ResponderExcluir
  7. Achei super interessante a proposta do livro, eu leria tranquilamente só pra saber um pouco mais desse grande escritor. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  8. Fiquei muito interessada neste livro!

    littlewonderlandxo.blogspot.com

    ResponderExcluir