COMO CONTROLAR A ANSIEDADE NESSA QUARENTENA?

Olá pessoal, no post de hoje vou compartilhar uma dica com vocês para enfrentar da melhor maneira esse momento em que estamos vivendo. Tenho visto muitos posts de vocês, muitos falando que estão ansiosos durante essa quarentena, tanto pessoas que já têm ansiedade e está mais intensa agora, quanto de pessoas que nunca tiveram e agora estão apresentando sintomas.

Eu também sou uma pessoa ansiosa e logo no início da quarentena fiquei bastante agoniada, não por estar em casa, já sou acostumada a trabalhar home office, mas pela questão da pandemia e a gravidade de tudo isso. Mas agora estou conseguindo controlar essa ansiedade.

Estou buscando não somente fazer coisas que gosto como também aprender algo novo, sair da zona de conforto. Isso tem sido um ponto positivo, funcionou comigo então vim indicar pra vocês também, espero que gostem e que possa ajudar.




A dica é pintura. Muitos a tem como hobby, mas tem várias pessoas que a tem como trabalho, que iniciaram como hobby e se profissionalizaram.

Que tipo de pintura?

Pintura a óleo e aquarela.

A pintura a óleo é a mais tradicional, são tintas a base de óleo que realizam desenhos aplicados em telas, dando um belo acabamento. E a pintura em aquarela é aquela linda, cheia de pigmentos misturados em água.

E o que a pintura tem a ver com ansiedade?

Tudo. A pintura é uma excelente forma de terapia. Pintar é uma maneira de expressão, ali é colocado sentimentos, desejos, amor. Nossos sentidos são aflorados, nossa imaginação flui e consequentemente nosso humor se eleva, deixando de lado o sentimento de angústia.

Especialistas apontam que os dois hemisférios do nosso cérebro são estimulados quando estamos pintando, ou seja, tanto o lado racional quanto o emocional estão trabalhando naquela atividade, dando vida à criatividade e produtividade.

Tudo aquilo que nos angustia geralmente é porque ficamos remoendo e deixando tomar conta do nosso interior. Quando colocamos pra fora por meio de uma atividade não haverá mais ansiedade.

E além de conseguir se distrair pode ainda fazer disso uma forma de garantir renda extra, comercializando as pinturas feitas.

Você deve estar se questionando: uma ótima dica mas não sei pintar!

Não sabia, pois agora vocês podem aprender com um e-book que foi criado pela artista Jociene @joartistaplastica, ela ministra aulas de várias técnicas de pintura e elaborou um passo a passo com todas as informações necessárias pra você aprender, de uma forma bastante dinâmica.

O e-book:



Aproveitem que ele está com um desconto de 50% para as 30 primeiras pessoas que adquirir

Sinopse: O e-book "Aprenda a pintar - passo a passo" foi elaborado para repassar todas as técnicas e particularidades necessárias para o desenvolvimento da pintura aquarela e a óleo. Tratam-se de técnicas relativamente simples, que abrem espaço para que o artista possa usar sua criatividade para inovar e ser espontâneo. 

Entretanto, para começar a desenvolver uma nova habilidade criativa é essencial ter os materiais e ferramentas corretas, assim como a técnica necessária para o desenvolvimento da pintura. Caso contrário, por mais que seja simples, você não terá os resultados desejados e pode acabar se frustrando.

Benefícios da pintura:

1. Controla e previne a ansiedade/depressão;
2. Melhora a concentração;
3. Permite controlar os movimentos das mãos;
4. Estimula a criatividade;
5. Movimenta os dois hemisférios cerebrais;

Eu achei o máximo quando conheci mais sobre o assunto, e vocês o que acharam? Vamos juntos controlar essa ansiedade por meio de uma atividade simples e satisfatória? 

Comenta aqui se você já sabia desses benefícios, se já fez alguma pintura, se domina alguma técnica ou se ficou com vontade de aprender. 

Até o próximo post!


23 comentários:

  1. Eu não sabia desses benefícios, mas estou aproveitando a quarentena para fazer uns desenhos.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só que legal, aproveita para aprimorar com o e-book :D
      Beijos

      Excluir
  2. Adoro pintar, por acaso tenho dois quadros em vidro para terminar, mas como não tenho tintas suficientes e agora com a pandemia a loja fechou, nem isso consigo acabar... Por isso, acabei por voltar ao modo antigo e voltei a desenhar no meu velho caderno de desenhos!

    Beijinhos,
    Ella Morgan
    https://splitting-soul.blogspot.com/
    Instagram (@ellamorgan17)
    Twitter (@Ella_Morgan2018)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que já pratica, veja se possui algum local fazendo entrega desses materiais pra não ter que parar :)
      Beijos

      Excluir
  3. O bom é que dá pra pedir pincéis e telas online.
    Minha mãe estava querendo começar a pintar, então vou passar a sua dica para ela.

    Amei o post!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, ah que legal fale mesmo pra ela. Vai agregar muito :D
      Beijos

      Excluir
  4. Boas dicas! segui*

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. ótima dica! mas eu sou super desligada com essas coisas, é incrível, ganhei aquele livrinho do Jardim Secreto pra pintar, no auge dele, à 6/7 anos atrás, juro pra você que ele está novíssimo, intocado asihuaiuhsa

    talodemaca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?? Uma ótima oportunidade pra começar a praticar :D

      Excluir
  6. Adorei as dicas. Sigo você !

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ainda bem não me sinto ansiosa, mas confesso que bate uma sensação ruim de não estar sendo "tão produtiva", de criar conteúdo incríveis... Estou indo no meu ritmo e tentando não me cobrar tanto, mas tá bem difícil. Suas dicas são valiosas!

    Beijos!
    Neila Bahia ♥️
    neilabahia.com | @neilabahia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal existir essa sensação, mas não se cobre tanto, vá no seu tempo e tudo flui :D Faça o teste da pintura, pode ajudar!
      Beijos

      Excluir
  8. Ótima dica a sua. Eu sou uma das pessoas que ficaram super ansiosas com a quarentena, mesmo que estivesse acostumada a fazer home office. Mesmo assim, tinha uma vida bem agitada, sempre fazendo algo na rua. Agora, ficar mais tempo em casa é bom, mas me deixou louquinha... =/ Comecei fazendo exercícios em casa, mas acabou não rolando muito... rs Então optei por fazer o que mais gosto: ver filmes, séries, colocar minhas leituras em dia, sem me cobrar muito por serem mais devagar do que o habitual... e cozinhar. Estou bem mais ativa na cozinha nesses dias, e tem me feito bem.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa quarentena tem provocado um série de sentimentos e emoções né? Mas acho que o caminho é esse, ir testando qual rotina e atividades vamos nos adaptar. Espero que fique bem!
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Monyque!
    Adorei a sua dica - minha mãe é artista plástica e desde criança eu adorava brincar de pintar hehehe Confesso que não tenho muito talento para pintar mesmo e hoje em dia nem me arrisco mais, mas acho que é uma boa dica para quem nunca tentou ou tem aptidão para artes.
    Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que legal, experimenta outra vez, possa ser que agora seja diferente e você curta bastante :D

      Excluir
  10. Adorei a dica! Apesar de que eu já tentei fazer muita coisa em questão de artesanato sabe, mas eu não tenho talento nenhum. Gosto mesmo é de escrever. Eu tenho ansiedade, mas como tenho depressão junto ficar em casa para mim ajuda bastante.

    ResponderExcluir
  11. E como ajuda! Eu amo pintar, desenhar, fazer trabalhinhos manuais e criativos eles sempre me ajudam bastante! Beijos da Lori!

    www.fitebelablog.com.br
    @fitebelablog



    ResponderExcluir
  12. Uau, que interessante! :)
    https://bea-blog-utifully.blogspot.com/

    ResponderExcluir